A Iniciação Ciêntifica
Por: Ryan Alves dos Santos • 14/7/2024 • Projeto de pesquisa • 694 Palavras (3 Páginas) • 52 Visualizações
[pic 1]
KAYLA ARIESLEN CORDAÇO COELHO - 202400780334
RYAN ALVES DOS SANTOS - 202400780561
EXPLORANDO A QUÍMICA EM SALA DE AULA:
PROBLEMAS E VANTAGENS
Orientadora: Profa. Dra. Elen Julciléia Romão Sartori Braz
[pic 2]
Londrina
Julho – 2024
Introdução
‘’O ensino e a aprendizagem de ciências requerem processos de teorização, construção e reconstrução de modelos que possibilitem a interpretação da natureza e a elaboração de explicações por parte dos estudantes’’ (SOUZA E CARDOSO, 2008, p. 51, apud FERNANDES, 2021, p. 04). Seguindo essa analogia podemos afirmar que a realização de experimentos científicos para aprimorar o nosso conhecimento é necessário em diversas áreas, pois ajuda o estudante a fixar os conceitos trabalhados em aula, além de fazer com que ele mesmo consiga identificar as características e propriedades. No entanto, ao observarmos de forma crítica, podemos notar que há diversos problemas que tornam a prática em escolas públicas complicado, entre elas:
- Preço elevado dos materiais e reagentes.
- Infraestrutura dos laboratórios.
- Tempo limitado.
- Gestão e coordenação.
- Motivação dos alunos
A maioria desses problemas é causada pela precarização dos recursos que as escolas públicas possuem, ou seja, as verbas são limitadas, desde a construção do laboratório até para a compra dos materiais. Em outro ponto podemos destacar a organização das aulas que possuem um tempo muito curto para a realização de experimentos, além disso, a ausência do manuseio pode desmotivar os alunos ao quebrarem alguma vidraria ou utensílio, diminuindo a confiança que eles possuem para realizar essa prática.
Justificativa e importância
Durante a atuação do PIBID/química no Colégio Estadual Sílvio Romero na cidade de Lagarto-SE, reproduziram esse experimento e outros a fim de melhorar a aprendizagem em sala de aula e promover a vivência dos bolsistas na vida escolar, colaborando, assim, para sua permanência no curso de química e, consequentemente, melhorando sua formação. Outra realização ocorreu durante a pandemia e foi publicado pela Revista de Estudos em Educação e Diversidade, onde diz que as atividades experimentais contribuem com a interação social dos adolescentes, que se adequam melhor ao ambiente descontraído e divertido. Os experimentos científicos, as atividades práticas mostram a realidade para a criança que nem sempre é compreendida apenas com a teoria. Assim, a construção do conhecimento científico, o desenvolvimento cognitivo, o pensamento crítico, a capacidade de analisar e tomar decisões são maiores por meio da experimentação.
Resultados e contribuições
Nesse experimento sobre a neutralização do bicarbonato de sódio com a fumaça do palito de fósforo, se observa que é uma forma prática de evidenciar a ocorrência da reação química entre os compostos. Se misturarmos um ácido e uma base os íons h+ e o
h⁻ interagem produzindo água (H₂O) essa reação é denominada neutralização o cátion da base e o ânion do ácido deram origem a um sal em um processo chamado salificação. Ao realizar esse experimento, os alunos podem aprender sobre reações de neutralização, identificação de ácidos e bases e a formação de novas substâncias.Assim, a construção do conhecimento científico, o desenvolvimento cognitivo, o pensamento crítico, a capacidade de analisar e tomar decisões são maiores por meio da experimentação. E em alguns casos, por exemplo, esse experimento, tem os materiais mais acessíveis, com valores e quantidades consideráveis e assim por meio da prática, visualizar na hora os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, o que torna o aprendizado mais concreto e interessante.
...