A Nomenclatura de Quimica
Por: rick Monteiro • 21/9/2021 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 108 Visualizações
ATIVIDADE DE QUÍMICA – FUNÇÕES ORGÂNICAS
Henrique Monteiro Serapião 3° ano A
ALCANO
Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
ÁCIDOS CARBOXILICOS
Produção de ésteres orgânicos; Produção de sais de ácidos carboxílicos; Preparação de perfumes; Produção do vinagre;
ÁLCOOL
O etanol ou álcool etílico (fórmula molecular C2H6O) é o tipo de álcool utilizado nas bebidas alcoólicas e nos combustíveis.
Ele tende a substituir o lugar da gasolina. Isso porque ele é mais econômico e não produz dióxido de enxofre (SO2), ou seja, é menos poluente.
CETONA
As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos. São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos.
FENOL
O fenol é utilizado hoje na fabricação de corantes, na preparação de resinas, na produção de fenolftaleína (um indicador ácido-base muito utilizado em processos de titulação em laboratórios).
ÉSTERES
Como aromatizantes e essências artificiais, usados em balas, bolachas e outros alimentos industrializados e no setor de perfumaria e cosméticos. Na fabricação de fármacos como a aspirina.
AMINAS
As aminas são usadas na síntese de compostos orgânicos, na produção de certos tipos de sabões e na vulcanização da borracha. As aminas aromáticas são muito usadas na fabricação de corantes e explosivos
NITRILAS
Extração de pesticidas: a etanonitrila, mais conhecida como acetonitrila, é um solvente muito utilizado em Química Orgânica para extrair pesticidas em amostras de plantas, sementes e derivados de soja. Com isso é possível identificar quais foram os pesticidas utilizados;
ANIDRIDOS
Os anidridos orgânicos são compostos derivados de reações de desidratação dos ácidos carboxílicos. Daí a origem de seu nome, pois anhydros, em grego, significa “sem água”. Conforme já dito, o anidrido acético é muito importante, pois ele é usado na obtenção do ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido comumente como aspirina e usado como antitérmico.
ALDEÍDO
O aldeído acético (etanal) é um dos responsáveis pela "ressaca", ou seja, o mal-estar obtido após o excesso de ingestão de bebidas alcoólicas, uma vez que ele é metabolizado pela enzima desidrogenase, presente no fígado. No tocante aos odores dos aldeídos, vale destacar que os compostos que apresentam maior número de átomos de carbono, normalmente, são caracterizados pelo odor agradável e frutado; por outro lado, os aldeídos que possuem menor número de átomos de carbono apresentam odor mais irritante e picante. A partir disso, os aldeídos utilizados na fabricação de perfumes possuem entre 8 e 12 átomos de carbono.
...