A PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE FRITURA RESIDUAL
Por: cesitarpm • 6/1/2021 • Trabalho acadêmico • 385 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DO ÓLEO DE FRITURA RESIDUAL
Cesar André Proaño Morales, Diego Greyson Otaviano De Melo, Amanda Duarte Gondim
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho mostra os processos de coleta, armazenamento e tratamento da matéria prima e os métodos de obtençŸo de biodiesel por transesterificaçŸo, com o objetivo de obtermos biodiesel a partir da reciclagem de resíduos, Ìleo de fritura, que sempre tem uma má destinaçŸo, e assim causando impactos ambientais. Assim, o estudo mostra que pode ser dado uma utilizaçŸo mais nobre para este material que é muito utilizado no nosso dia a dia e que descartada de maneira adequada.
OBJETIVO:[pic 1]
Tendo em vista as questões ambientais e sabendo que o Ìleo de fritura nŸo possui um descarte adequado, o presente trabalho tem como objetivo realizar a coleta do Ìleo de fritura, tratar e obter o biodiesel através da transesterificaçŸo por rota metílica.
Como foi realizado ?
Primeiramente foi realizada a coleta da matéria prima em Bares e Restaurantes do Polo Turístico de Barra de Cunhau no município de Canguaretama-RN. Em seguida, foi retirada a impurezas por método de sedimentaçŸo de resíduos e uma dupla filtragem.
ApÌs a limpeza da matéria prima realizamos uma reaçŸo de transesterificaçŸo na qual os ácidos graxos do Ìleo reagem com um álcool (Metílico), proporçŸo de 1:9 , em presença de um catalisador (KOH, 1%), assim obtendo ésteres metílico com características físico-químicas semelhantes a do diesel derivado do petrÌleo.
A reaçŸo de transesterificaçŸo temos como produtos, ésteres e glicerol. ApÌs a reaçŸo foi colocado em separadores para podermos separar o produtos da reaçŸo. Logo apÌs foi realizada uma lavagem com água e colocada a secar (105oC), assim obtendo como produto final nosso biodiesel.
Com tudo, podemos dizer que é possível realizar a reciclagem do Ìleo residual, assim dando uma utilizaçŸo nobre e evitando o mal descarte, assim podendo reduzir os impactos ambientais.
REFERÊNCIAs:
Rosenhaim, Raul. AvaliaçŸo das Propriedades Fluído-dinâmicas e Estudo Cinético por Calorimetria ExploratÌria Diferencial Pressurizada (PDSC) de Biodiesel Etílico Derivado de Ìleo de fritura usado. JoŸo Pessoa, 2009. 127 f.
L. HARTMANN. e LAGO R. C. A. Rapid preparation of fatty acid methyl esters from lipids. Lab. Pract. v. 22, p. 475-479, 1973.
KNOTHE, G.; GERPEN, J. V.; KRAHL, J.; RAMOS, L. P. Manual do Biodiesel. Traduzido do original "The Biodiesel Handbooj" por Luiz Pereira Ramos. Editora Edgard Blücher, SŸo Paulo - SP, 2006.
...