A QUÍMICA E A CAPACIDADE DE REPRODUZIR FENÔMENOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA FEIRA DE CIÊNCIAS
Por: ana65paulas2 • 1/10/2018 • Projeto de pesquisa • 513 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
A QUÍMICA E A CAPACIDADE DE REPRODUZIR FENÔMENOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA FEIRA DE CIÊNCIAS
Daniele da Silva Santos¹ Maria da Vitória Santos do Nascimento¹
Trabalhar novas práticas de ensino que atenda as dificuldades dos discentes no ensino da química, mostrado cada vez mais frequente o uso de novos métodos que sejam eficazes e que supra essas dificuldades abordadas pelos discentes, um desses métodos é a feita de ciências, onde cada um contribui para o sucesso de todos. A feira de ciências tem a eficácia de promover nos estudantes a busca de soluções para situações problemas, a capacidade para explicação cientifica de fenômenos físico-químicos e o trabalho em grupo. Através desse evento os lecionandos expõem os trabalhos que lhes tomaram horas de estudos com investigação, informação, conceitos, interpretação e organização de dados, onde o discente terá a função de interlocução de projetos elaborados por eles no decorrer do ano letivo.
Essa educação cientifica desenvolve na escola e no discente um papel de larga importância, tal como no desenvolvimento pessoal e amplificação do conhecimento, em razão de que discente e docentes promovem uma investigação por temas científicos que comumente não são discutidos em sala. O aumento da pratica comunicativa, em vista da correspondência de saberes e a troca de conhecimentos a partir da convivência com outros indivíduos. A modificação de costumes e comportamento, por consequência da evolução da auto confiança e disposição, bem como a aprendizagem de habilidades como raciocínio, conceptualização, dedicação, diagnostico, síntese e estimativa. O desenvolvimento do pensamento indagador com o amadurecimento da competência de qualificar o respectivo projeto e dos demais. A maior compreensão e relevância, tendo como resultado o pleno incentivo para o aprendizado de conteúdos referentes a ciência e o desempenho da criatividade dirigindo se a exibição de inovação, consequentemente buscando encontrar diferentes formas de suceder seus trabalhos, a fim de que sua apresentação se torne atraente.
A experimentação desperta no discente um forte interesse na busca pelo conhecimento químico, apresentando um caráter motivador, lúdico e interdisciplinar. Os fenômenos químicos reproduzidos, tem a capacidade de aumentar o aprendizado teórico e prático, de um modo que envolve o discente no tema proposto, tornando um agente ativo na construção do seu próprio conhecimento e ao mesmo tempo expor seu pensamento cientifico para um público diverso.
Em alguns casos os discentes relatam que é bem mais fácil aprender os conteúdos de química observando ou fazendo os experimentos ou fazendo comparações com o cotidiano de cada um, pois é mais fácil de entender de forma mais contextualizado ou dinâmico, priorizando sempre o processo ensino-aprendizagem ao ensino da química de forma contextualizada, ligando sempre o ensino aos acontecimentos do cotidiano dos discentes, para que os mesmos possam perceber a importância socioeconômica da química, numa sociedade avançada, no sentido tecnológico .
A Feira de Ciências da escola José Luiz Neto localizada na cidade de Barra de Santa Rosa-PB ocorreu no dia 25 de setembro de 2017, teve o intuito de trabalhar novas práticas de ensino voltado para os experimentos de Destilação,
...