A Química Vidrarias
Por: leonardoraisers • 19/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 392 Visualizações
INTRODUÇÃO
Em qualquer procedimento de experiência científica se faz necessário o conhecimento das instalações as normas de conduta e segurança do laboratório deve ser observada firmemente para que não ocorram acidentes, não causem danos e nem vitimas durante o experimento. Vidrarias são de suma importância no manejo das substâncias e na medição de quantidades. Esta é a grande razão pela qual se cria a necessidade de se conhecer a variedade dessas vidrarias, suas características e fins próprios, mas principalmente suas aplicações. O conhecimento nessa área facilita a obtenção das finalidades propostas em um experimento.
OBJETIVOS
Conhecer as instalações do laboratório de química, suas normas de conduta e comportamento durante atividades, Conhecer e identificar os riscos e acidentes mais comuns em práticas laboratoriais e às diferenças entre elas Reconhecer as funções específicas de cada instrumento. Aprender a manuseá-los.
MATERIAL
Balão volumétrico, bastão de vidro, Béquer, Buretas, Pipetas graduadas e volumétricas, Proveta graduada, Tubo de ensaio, suporte para tubos de ensaio, Funil de separação, funil de vidro, Pisseta , anel metálico , Erlenmeyer , bico de Bunsen , espátula , garras , tela de amianto , tenaz , tripé , balança analítica , pipetador , estufa, grau / pistilo.
METODOLOGIA
A aula foi iniciada esclarecendo quais são as regras básicas de segurança utilizadas em um laboratório químico dentre elas podemos citar o uso de equipamento adequado como jaleco manga longo comprido, cabelo preso, calçados fechados, calça comprida, não utilizar lentes de contato, pois pode causar graves problemas para o usuário, retirar joias para manusear materiais no laboratório, nunca tocar em substâncias desconhecidas, nunca realizar procedimento sozinho e nunca provar nenhuma substância contida nos recipientes do laboratório, feito esse primeiro ajuste foi passado então para apresentação das vidrarias e suas aplicações. Com a apresentação das principais vidrarias e aparelhos, foi também esclarecido que as vidrarias se dividem em volumétricas e não volumétricas, as quais auxiliam no manuseio de soluções e medidas. Os primeiros conceitos introduzidos foram: a diferenciação desses dois conceitos volumétricos e não volumétrico é essencial conhecer esse conceito para poder compreender a precisão das medidas dos instrumentos usados. Foi apresentado então vidrarias uma a uma e explicado qual a forma correta de utilização e sua finalidade também foi exposto que algumas vidrarias jamais devem ser aquecidas para que não percam as propriedades de medida, sendo que parar isso se tem vidraria correta para tal emprego, também foram apresentados os demais aparelhos contidos no laboratório, foi realizada a explicação de como deveria ser usada uma pipeta volumétrica ou graduada respeitando os procedimentos para sua utilização, A utilização de uma pipeta se dá com o pipetador tipo pêra inspirando ou esvaziando o líquido a ser medido. A medição é feita com a ajuda de uma pêra que contém dois dispositivos manuais, o dispositivo S que infla a pêra e faz o líquido entrar na pipeta, e o E que faz o líquido sair da pipeta. Também foi apresentado à turma o menisco em um recipiente proveta e como ele reage no ambiente também como se deve aferir através de seu posicionamento, tendo em vista que seu posicionamento prejudica na exatidão por apresentar uma leve curva .
Portanto foi passado como instrução que o certo de se medir pelo menisco se deve sempre optar pelo ponto inferior da curva causada pela pressão atmosférica salvo quando isso ocorre em líquido transparente, porém quando em líquido escuro deve se optar pela parte superior do menisco
O menisco e o volume desejado devem ser medidos na altura dos olhos.
Também foi repassado a turma que sempre após cada procedimento deve sempre lavar as vidrarias utilizadas o primeiro passo para realizar uma limpeza correta de vidrarias e material de laboratório é saber quais os tipos de substâncias foram utilizadas nos instrumentos , isso porque existem métodos , produtos e tipos de limpezas específicos para soluções químicas comuns ou orgânicas e para isso a professora demonstrou a forma correta de executar tal manuseio , sempre lavar as vidrarias uma a uma e desprezar o material restante em local adequado.
...