A Quimica Analítica
Por: Lucasmacedokeys • 12/12/2021 • Relatório de pesquisa • 2.550 Palavras (11 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO-CCSE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS-DCNA
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOCENTE: PROF°. DR°. VICTOR WAGNER BECHIR
ANÁLISE QUALITATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ÍONS PRATA (Ag+), CHUMBO (Pb2+) E MERCÚRIO (Hg2+).
BELÉM-PA
2021
Flávia Cibele Pereira da Silva
Paloma Barros Lopes
Yandra Ketllem da Costa Soares
ANÁLISE QUALITATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS ÍONS PRATA (Ag+), CHUMBO (Pb2+) E MERCÚRIO (Hg2+).
Relatório apresentado como requisito avaliativo à disciplina: Química Analítica Qualitativa Experimental, ministrado pelo Professor Dr° Victor Wagner Bechir, no curso de Licenciatura em Química na Universidade do Estado do Pará.
BELÉM-PA
2021
RESUMO
A Química Analítica Qualitativa é um ramo da química que visa a identificação de elementos ou grupos químicos presentes em uma amostra. Devido a análise qualitativa, uma das formas de identificação de substâncias, é a identificação dos cátions. Desse modo, objetivou-se com o procedimento experimental, utilizar a Química analítica qualitativa como recurso de identificação de cátions como Prata (Ag+), Chumbo (Pb2+) e Mercúrio (Hg2+). Vale salientar que as reações de identificação realizadas foram feitas a partir de uma solução conhecida (contendo Ag+, Pb2+ e Hg2+). Os resultados também foram acompanhados pelo o fluxograma presente no procedimento experimental disponibilizado no livro de apoio utilizado. No que se refere a metodologia utilizada, o procedimento foi realizado seguindo-se quatro etapas de experimentos. Em relação ao experimento 1, adicionou-se HCl à solução para teste de precipitação do grupo que continha AgNO3, Pb(NO3)2 e Hg2(NO3)2 onde ocorreram as reações. Ao experimento 2, foram separados o sobrenadante contendo íons chumbo e em outro tubo de ensaio o resíduo sólido. Já experimento 3, após a adição de K2CrO4 verificou-se a presença de um precipitado amarelo que é o PbCrO4 e após adição do NaOH ocorreu a solubilização do cromato de chumbo II, apresentando uma solução final com íons Pb(OH3-) e CrO4 2-, confirmando o teste para o íon Pb2+. Ao experimento 4: após a adição de 1 mL de amônia, pôde-se perceber que houve a formação de um precipitado de cor cinza-escuro no qual comprova a presença do íon Hg2+. Já no experimento 5, após a adição de HNO3 ocorreu a formação de um precipitado branco (AgCl) no qual comprova a presença do íon Ag+. Diante do exposto neste relatório, foi possível perceber que a metodologia desenvolvida foi eficaz na identificação dos cátions Chumbo (Pb2+) Mercúrio (Hg2+) e Prata (Ag+). Dessa maneira, foi possível realizar a identificação e a separação por meio das reações de precipitação das reações específicas.
PALAVRA-CHAVE: Cátions, Analítica, identificação.
- INTRODUÇÃO
A Química Analítica Qualitativa é um ramo da química que visa a identificação de elementos ou grupos químicos presentes em uma amostra, bem como o estudo dos meios para identificar os componentes químicos de uma amostra. A análise qualitativa tem uma importância científica e prática enorme, porque apresenta um conjunto de métodos de investigação das substâncias e das suas transformações. Tendo como conteúdo programático a teoria do equilíbrio químico e a análise química qualitativa inorgânica, como precipitação, complexação e óxido-redução (ALVIN, ANDRADE, 2006).
Devido a análise qualitativa, uma das formas de identificação de substâncias, é a identificação dos cátions. De acordo com Vogel (1981) os cátions são classificados em cinco grupos, tendo cada um destes grupos as suas particularidades, o que faz com que sejam classificados como tal. No grupo I, no qual é o grupo de estudo deste relatório, estão presentes os seguintes cátions: Prata (Ag+), Chumbo (Pb2+) e Mercúrio (Hg2+).
Os cátions do grupo I que são: Prata (Ag+), Chumbo (Pb2+) e Mercúrio (Hg2+), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificado em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade dos elementos, permite a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração (VOGEL, 1981).
A análise de cátions é realizada sistematicamente através de reagentes seletivos que formam precipitados apenas com determinados cátions. Desse modo, é possível classificar os cátions de acordo com a forma com que estes interagem com tais reagentes. O agente seletivo do grupo I é o íon cloreto (Cl-) proveniente do ácido clorídrico (HCl) diluído.
Conforme Vogel (1981), “pelo emprego sistemáticos desses assim chamados reagentes de grupos (que são específicos para cada grupo), podemos tirar conclusões sobre a presença ou ausência de grupos de cátions e também separar tais conjuntos para uma posterior análise”. De acordo com a afirmação do autor, a identificação dos cátions tornam os estudos da matéria mais eficiente, podendo ser explorado de forma mais eficaz, através de outros testes.
Desta maneira, a presente prática objetivou-se em separar e identificar cátions a partir de testes com uma solução conhecida (contendo Ag+, Pb2+ e Hg2+), partindo do procedimento experimental descrito neste relatório, e utilizando-se do estudo da Química Analítica Qualitativa para a identificação de íons Prata (Ag+), Chumbo (Pb2+) e Mercúrio (Hg2+).
- METODOLOGIA
- MATERAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS
- Béquer
- Tubo de ensaio
- Estante para tubo de ensaio
- Bastão de vidro
- Pipeta Pasteur
- Pinça
- Equipamento para “Banho Maria”
- Centrifuga
- Nitrato de prata (AgNO3) 0,1 M
- Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2) 0,1 M
- Nitrato de mercúrio (Hg2(NO3)2) 0,05 mol/L.
- Cromato de potássio (k2CrO4) 1 M
- Ácido Clorídrico (HCl) 6 mol/L-1
- Ácido Nítrico (HNO3) 6 mol/L-1
- Hidróxido de sódio (NaOH) 6 M.
- Amônia (NH3) 6M
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Etapa experimental 1: Precipitação do grupo
Para início da prática experimental, foi feita uma solução conhecida de Ag2+, Pb2+ e Hg22+ em um tubo de ensaio, adicionando 1 mL de AgNO3 (0,1 M) mais, 1 mL de Pb(NO3)2 (0,1 M) e 1 mL de Hg2(NO3)2 (0,05 mol/L).
...