A Reatividade dos Metais
Por: ermeson32 • 28/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 811 Palavras (4 Páginas) • 289 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
ERICA CRISTIANE MORAES
ERMESON DA SILVA BORGES
PAULO VITOR FERREIRA
PILHA DE LIMÃO
- INTRODUÇÃO
Em Eletroquímica, uma pilha (bateria ou célula galvânica) costuma ser definida como um processo espontâneo no qual a energia química é transformada em energia elétrica.Por exemplo, as pilhas comuns que costumamos usar em aparelhos eletrônicos possuem em seu interior uma série de espécies químicas, entre elas metais e soluções eletrolíticas que causam reações de oxidorredução (com perda e ganho de elétrons), que geram uma diferença de potencial (ddp). Os elétrons, por apresentarem carga negativa, migram do eletrodo negativo, denominado ânodo, que é o metal com maior tendência de doar elétrons; para o positivo, que recebe o nome de cátodo (metal com maior tendência de receber elétrons). Desse modo é gerada uma corrente elétrica que faz o equipamento funcionar.Todas as pilhas baseiam-se nesse mesmo princípio de funcionamento. Pensando nesses termos é possível produzir uma pilha utilizando limão, laranja, tomate, batata e refrigerante; pois todos esses materiais citados possuem em seu interior soluções com cátions e ânions, isto é, espécies químicas com cargas positivas e negativas, respectivamente, e que podem sofrer migrações se estabelecida uma conexão, gerando corrente elétrica.
- OBJETIVO
Utilizar eletrodos a partir de moedas de cinco centavos e clipes conectados a limões, laranjas e batas em series a partir de fios de cobre. Posteriormente explicar as semi-reações que acorrem e identificar o catodo e anodo.
- MATERIAIS
- 4 limões; 4 laranja,1 tomate, 4 batata e 1 refrigerante em lata.
- 1 faca (de mesa serrilhada)
- 1 lâmpada LED
- 6 moedas de cobre
- 1 Clips
- 2 fios elétricos
2- garras de jacaré
- METODOLOGIA E RESULTADOS
O primeiro experimento foi feito com limão na qual foram usados quatro limões que foram cortados ao meio. Em cada banda foram feitas duas fendas com a faca de mesa. Depois os fio de cobre foi cortado em pequenos pedaços em que serviram para conectar a moeda de cobre ao clipe. Essa sequencia foi feita em sequencia até que todos os limões foram conectados sobrando o espaço para os polos positivos e negativos ondem conectamos os jacarés para uma melhor conexão com os led.
[pic 1]
Figura 1estrutura montado a partir de limões
Nesse pilha natural temos as seguintes reações:
[pic 2]
Znº Zn2+ + 2e- semi-reação de oxidação (ânodo)[pic 3]
[pic 4]
*Ni2+ + 2e- Niº - semi-reação de redução (câtodo)[pic 5]
Zn + Ni2+ Ni + Zn2+ Equação global. [pic 6]
A ponte eletrolítica funciona pela presença do ácido presente no limão (ácido cítrico).[pic 7]
Figura 2http://www.somostodosum.com.br/conteudo/imagem/4641-2.jpg
O mesmo resultado foi esperado pelas laranjas. porém as laranjas são maiores e por isso o led ficou mais forte.
EXPERIMENTO FEITO NAS BATATAS.
Foi usado o4 batatas para a realização do experimento. Na qual as batas foram todas cortadas pela metade e posteriormente foram adicionados a cada banda uma moeda de cinco centavos e clips com auxilio de uma faca de ferra que usou-se para perfurar a batata e encaixar as moedas e os clips.
[pic 8]
Figura 3 Pilha feita com batatas
Nesse processo tivemos também as seguintes reações
Znº Zn2+ + 2e- semi-reação de oxidação (ânodo)[pic 9][pic 10]
[pic 11]
Ni2+ + 2e- Niº - semi-reação de redução (câtodo)[pic 12]
...