TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEPARAÇÃO DE ELEMENTOS DE MISTURAS

Por:   •  14/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÂO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA BAHIA[pic 1]

Curso integrado em edificações – campus Feira de Santana

Av. Deputado Luis Eduardo Magalhães, Rod. BR 324, KM 102,11; Bairro Aviário - Feira de Santana - Ba. CEP:44.096 – 486

_____________________________________________________________________

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 01

SEPARAÇÂO DE ELEMENTOS DE MISTURAS

Estudantes: Jennyfer Almeida Oliveira e Lorena Araújo Santana

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Álison Sousa dos Santos

Maio de 2019

Feira de Santana – Bahia

  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Jennyfer Almeida Oliveira e Lorena Araújo Santana, alunas do curso integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, campus Feira de Santana, no âmbito da parte experimental da disciplina de Química, durante a 1ª unidade do ano letivo de 2019.

A disciplina é ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Álison Sousa dos Santos.

Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado “Separação dos Componentes de Mistura”.  

Feira de Santana, 19 de março de 2019


  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Sabe-se que matéria é tudo aquilo que forma o material físico do universo, tem massa e ocupa lugar no espaço, sendo formada por moléculas que por sua vez é constituída por átomos (as menores partículas que existem por si só), e que as diferentes espécies de matéria que são formadas por constituintes químicos de elementos específicos, em proporções específicas, são chamadas de substância.

Quando se estuda o comportamento e a composição de uma substância no momento em que é submetida a eletricidade, ao calor e/ou a pressão, ou diante do seu comportamento ao entrar em contato com outra substância, temos que separar uma certa porção desta matéria do resto do universo, para efeito de estudo. Quando feito isso essa porção é intitulada de sistema.

Depois de denominado o sistema, diz-se que aquilo que fica ao redor é chamado de meio ambiente ou vizinhança, sendo assim, quando um sistema troca matéria e energia com a sua vizinhança ele é considerado um sistema aberto, quando troca energia porém não troca matéria ele é denominado sistema fechado e quando não troca nem um nem outro ele é chamado de sistema isolado.

Sendo assim, Lavoisier (1743 a 1794) citado por Gabriel Xavier em tecmundo afirma que: “Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação” ou, ainda filosoficamente falando “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Um dos tipos de sistema mais estudados são as misturas, matérias formadas por duas ou mais substâncias puras, que ao serem adicionadas uma a outra deixam de ser puras. Essas misturas podem ser homogêneas, isto é, apresentam apenas uma fase, ou heterogêneas, aquelas que possuem mais de uma fase e é possível diferenciar seus componentes.

Nem sempre é desejável a utilização de uma mistura, por isso, alguns químicos fazem alguns estudos para se utilizar apenas alguns componentes da mistura. Portanto, este relatório visa compreender o processos de separação de misturas, utilizando das atividades experimentais, as quais permitem construir um elo com os conceitos vistos anteriormente.

  1. PRINCIPAIS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURA

Filtração: Método de separação de misturas heterogêneas, que geralmente se é utilizado filtros. Pode ser dividido em dois: filtração comum e filtração a vácuo;

Decantação: Processo de separação de misturas que se baseia na diferença de densidade entre os componentes;

Catação: Processo em que é utilizada as mãos para separar (manualmente);

Ventilação: Método utilizado quando um dos componentes da mistura é bem leve e consequentemente pode ser arrastado por uma corrente de ar;

Levigação: Processo utilizado quando um dos componentes (sólidos) é bem leve e consequentemente ao usar a água corrente, a mesma carrega esses sólidos e o restante ficam depositados no recipiente;

Peneiração: Método utilizado para separar sólidos que possuem diferentes tamanhos, geralmente passados por peneiras;

Extração por solventes: Processo em que se utiliza algum liquido para extrair um ou mais componentes da mistura.

Separação Magnética: Método utilizado quando um dos componentes da mistura possuem propriedades magnéticas, por exemplo limalhas de ferro.

Evaporação: Técnica em que se é aproveitada a diferenças dos pontos de ebulição dos componentes da mistura.

Destilação: processo utilizado quando os componentes da mistura geralmente formados por um líquido e um sólido que não se vaporizam facilmente. Existem três tipos de destilação, sendo elas: a simples, a fracionada e a por arraste a vapor.

Cromatografia: processo que fundamenta-se por conta de que as substâncias presentes na mistura contêm propriedades e composições diferentes. Tem duas fases: a estacionária (adsorvente sólido) e a móvel (um liquido ou gás inerte).


  1. OBJETIVOS

1- Verificar os variados meios que podem ser utilizados para realizar o processo de separação de mistura de uma solução;

2- Realizar alguns dos processos de separação de mistura;

3- analisar e descrever os resultados dos experimentos de separação: destilação, extração, separação magnética e separação por cromatografia.

  1. PARTE EXPERIMENTAL

Foram realizados 4 experimentos sobre separação de mistura. No primeiro experimento foi utilizado o método por extração que consiste na separação de mistura líquido-líquido. Neste procedimento utilizou-se 25 ml de gasolina mais 25 ml da solução de cloreto de sódio e foram misturados os dois. Ao deixar esse material descansar o volume do material da parte inferior aumentou. Então, entende-se que isso ocorreu porque o etanol presente na gasolina foi extraído pelo cloreto de sódio.

No segundo experimento, foi utilizada a separação magnética (ocorre entre sólidos), com os seguintes materiais: limalha de ferro e pó de serra. Assim analisou-se que um dos componentes da mistura continha ferro (limalha de ferro) e por isso ao aproximar o imã ele foi facilmente separado do pó de serra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (177.1 Kb)   docx (562.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com