A SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Por: Renata Gonc • 24/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.596 Palavras (7 Páginas) • 240 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETVOS ESPECÍFICOS 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
3.1 Materiais Utilizados 5
3.2 Reagentes Utilizados 5
3.3 Procedimento Experimental 6
3.3.1 Filtração simples 6
3.3.2 Separação magnética 6
3.3.3 Decantação 6
4 RESULTADOS e DISCUSSÃO 7
5 CONCLUSÃO 8
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
Ao coletarmos uma substância em seu meio natural, ela pode estar misturada com diferentes componentes, sendo assim uma substância impura pertencente a uma mistura, entretanto sem que ocorra alteração em sua estrutura molecular por uma reação entre as substâncias misturadas. A fim de se analisar uma substância, existem diversas técnicas e procedimentos que são realizados pelo químico para a separação destes componentes, podendo eles estar em estado sólido, liquido ou gasoso. A separação de misturas é um processo de fundamental importância na química pois garante maior precisão dos resultados de análises e pesquisas, uma vez que as substâncias analisadas passam a estar puras. Devemos considerar alguns conceitos para a realização da separação de misturas. Primeiramente existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. A mistura homogênea é uniforme e apresenta apenas uma fase, já a mistura heterogênea, não apresenta-se uniforme e é formada por mais de uma fase. Além disso, os elementos contidos em um a mistura podem estar em fases diferentes (sólidos, líquidos, gases), e por isso para cada tipo de mistura usa-se uma técnica de separação diferente, de acordo com a propriedade das substâncias analisadas.
Entre os processos de separação de misturas heterogêneas podemos destacar: Peneiração, catação, ventilação, flotação e separação magnética para componentes sólidos, filtração simples ou a vácuo, decantação e centrifugação para líquidos e sólidos, e decantação e filtração para os gases.
No processo de separação de misturas homogêneas os procedimentos mais utilizados são: Evaporação, destilação simples e destilação fracionada para substâncias líquidas, e liquefação fracionada para substâncias gasosas.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo desta aula prática consiste em separar, utilizando os métodos apropriados, as quatro substâncias (água, óleo, areia e limalha de ferro) pertencentes a mistura fornecida, em outros recipientes.
2.2 OBJETVOS ESPECÍFICOS
Os objetivos específicos do trabalho são:
a) Separação de sólidos e líquídos;
b) Separação magnética;
c) Decantação.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais Utilizados:
1) 3 Béqueres de 100ml
2) Funil de Decantação
3) Funil Simples
4) Bastão de Vidro
5) Ímã
6) Papel de filtro
7) Conta Gostas
8) Pinça
9) Espátula
10) Suporte Universal
3.2 Reagentes Utilizados:
1) Água
2) Óleo
3) Areia
4) Limalha de Ferro
3.3 Procedimento Experimental:
Para a preparação da mistura a ser analisada, em um béquer colocou-se areia e limalha de ferro,
...