A SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS ATRAVÉS DA DENSIDADE
Por: Matheus Mendes • 27/5/2019 • Trabalho acadêmico • 833 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA[pic 1]
MARIANA GUIMARAES
MATHEUS MENDES
SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE POLÍMEROS ATRAVÉS DA DENSIDADE
Relatório técnico apresentado como requisito para avaliação parcial na disciplina de Físico-Química do Curso Técnico de Química.
Orientador: Prof. Denis B.
CURITIBA
2019
1 INTRODUÇÃO
A maioria das pessoas não tem dificuldade em reconhecer metais comuns como cobre, alumínio, chumbo, ferro e aço. Elas compreendem também algumas qualidades físicas destes materais, sabem que o aço é mais duro e forte que o cobre, por exemplo.
No entanto, as características significativas e os nomes dos principais tipos de plásticos são muitas vezes desconhecidos. Os seis tipos de plásticos mais utilizados em nossa sociedade são identificados por um sistema de numeração padronizado, seguido de uma sigla relacionada às iniciais dos seus nomes químicos. São eles: 1 – PET, 2 – PEAD, 3 – PVC, 4 – PEBD, 5 – PP e 6 – PS.
O termo plástico (relacionado à “matéria plástica”) é a designação genérica para uma grande família de materiais que apresentam em comum o fato de serem facilmente moldáveis.
Plásticas são substâncias formadas por moléculas poliméricas orgânicas muito longas constituídas por diversas unidades menores, os monômeros, que se ligam repetidamente dentro dela.
A constituição química e a estrutura destas macromoléculas é que determinam as principais características destes materiais.
Poliestireno (PS nº 6) é um tipo de plástico fabricado a partir de combustíveis fósseis não renováveis e produtos químicos sintéticos em duas formas principais:
Poliestireno expandido (EPS) espuma, que é normalmente usadocomo louça para cozinha mais barato, descartável (copos, pratos, ‘conchas’, etc) e de embalagens para proteger bens durante o transporte.
Poliestireno sólido (PS): que é frequentemente usado para uma variedade de coisas, incluindo talheres descartáveis, os modelos de plástico, caixas de CD e DVD, e detector de fumaça caixas.
Monômero estireno em seguida sua reação de quebra da dupla ligação formando o poliestireno.
[pic 2]
Um método muito simples e útil para se fazer a separação e identificação de um plástico em especial dentro de uma mistura de outros diversos tipos é utilizar o princípio da diferença de densidade destes materiais em líquidos puros ou soluções químicas preparadas.
O uso da água, densidade igual a 1,0g/cm3, soluções de cloreto de sódio, cloreto de cálcio e até mesmo de etanol comercial são indicadas para fazer estes tipos de separações entre diferentes tipos de plásticos comerciais. A densidade do poliestireno é 1,04 g/cm³.
A diferença na densidade dos tipos de plásticos pode ser explicada através da composição química e da organização das estruturas moleculares poliméricas. O Polietileno (PE) pode apresentar alta ou baixa densidade pela diferença em suas cadeias. O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) tem cadeias lineares e são muito próximas, já o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) tem cadeias ramificadas e são mais afastadas.
2 OBJETIVOS
Apresentar uma metodologia prática e simples para separar e identificar o plástico Poliestireno (PS) número 6 através da sua propriedade da densidade pelo princípio de “bóia ou afunda” utilizando substâncias puras e soluções com diferentes densidades relativas.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS E VIDRARIAS
- Dois béqueres de vidro de 300 ml de capacidade;
- Bastão para agitação;
- Pedaços de papel tornassol de cor azul;
- Vela;
- Fósforo.
3.2 REAGENTES
- Água;
- Solução aquosa de NaCl 20%.
3.3 METODOLOGIA
Colocando-se água do béquer adicionou-se as amostras de plástico e observou-se que o poliestireno afundou na água. Seguindo a marcha analítica prosposta pelo professor colocou-se 40g de NaCl na água formando uma solução salina de 20% onde observou-se que o poliestireno flutuou na solução.
...