TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOLUÇÃO SATURADA COM E SEM CORPO DE FUNDO

Por:   •  18/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  1.102 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS – FAFIDAM CURSO DE QUÍMICA/FÍSICO-QUÍMICA II

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

“SOLUÇÃO SATURADA COM E SEM CORPO DE FUNDO”

DOCENTE: CARLOS BRAGA

DISCENTE: JOELIANNE DE MENEZES CABRAL

LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ

2018

  1. INTRODUÇÃO

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, corresponde ao estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estão em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias. As propriedades de uma solução não dependem apenas dos seus componentes, mas também da proporção entre as quantidades desses componentes.

Quanto à saturação existem três tipos de solução: insaturada, saturada e supersaturada.

Solução insaturada: Quando a massa do soluto contida na solução é inferior ao coeficiente de solubilidade.

Solução saturada: contém a máxima quantidade de soluto dissolvido em um volume fixo de solventes, ou seja, atingiu o coeficiente de solubilidade.

Solução supersaturada: é aquela que ultrapassou o coeficiente de solubilidade.

O coeficiente de solubilidade é uma grandeza que determina a quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura.

O coeficiente de solubilidade sofre alteração com a temperatura, alguns coeficientes aumenta com o aumento da temperatura. Isso acontece com a maioria dos sais em água. Porém, existem situações em que o coeficiente de solubilidade diminui com o aumento da temperatura.


  1. OBJETIVOS
  • Transformar uma solução saturada sem corpo de fundo em uma solução saturada com corpo de fundo sem adicionar soluto.
  1. MATERIAIS E REAGENTES

[pic 3]


  1. PROCEDIMENTO EXPERIMNTAL

Nesta etapa foram dados a organização dos princípios e processos racionais e experimentais. 

A princípio o procedimento realizado fora a preparação da solução saturada com corpo de fundo de sal de cozinha (NaCl), seguindo os passos a diante:

Em um Becker foi adicionado 50ml de água á 28°C, na mesma adicionou-se aos poucos o sal de cozinha com o auxílio de uma colher e agitando constantemente com um bastão de vidro até que a água não conseguiu mais dissolver o sal, assim obteve-se uma solução saturada com corpo de fundo.

Manipulou-se a solução de Cloreto de Sódio com corpo de fundo utilizando uma pipeta para transferir o sobrenadante da solução saturada sem que o corpo de fundo fosse levado para o novo recipiente (becker), obtendo uma solução saturada sem corpo de fundo. Logo após 25 ml de álcool etílico foi adicionado à solução pouco a pouco até que a solução ficou turva iniciando a forma corpo de fundo.

Dando prosseguimento a solução turva foi levada a centrifuga por aproximadamente 60 segundos para acelerar o processo de precipitação e formou-se mais uma vez na solução o corpo de fundo. A temperatura da solução manteve-se a 28°C.


  1. RESULTADO E DISCUSSÃO

Ao adicionar o sal de cozinha na agua obteve-se o corpo de fundo por que a quantidade de sal adicionado ultrapassou o coeficiente de solubilidade da água a temperatura de 28ºC.

        A solução saturada de sal ao receber o álcool etílico ficou turva e formando precipitado, isso ocorreu porque o álcool é um solvente orgânico solúvel em água em todas as proporções, assim quando entrou em contato com a solução salina se ligou com a água por interações denominadas pontes de hidrogênio interação muito mais forte do que a que a interação entre o sal e a água, solvatação, desta forma o álcool expulsou o sal que precipitou.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com