A Separação de Misturas
Por: elaine2112 • 25/5/2015 • Relatório de pesquisa • 733 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal de Pernambuco
Departamento de Engenharia Química
Química Geral Experimental
EXPERIMENTO Nº 3:
SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Equipe: Dayseane Sales
Elaine Felix
Kássio Marques
Rayssa Andrade
Profª: Ana Paula Pacheco
Recife, 28 de Abril de 2015.
- INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras. Uma das tarefas dos químicos é o desenvolvimento de técnicas e procedimentos que permitam isolar as substâncias da mistura encontrada na natureza.
Mistura é a associação de duas ou mais substâncias diferentes cujas estruturas permanecem inalteradas, isto é, não ocorre reação química entre elas.
Para separar os componentes de uma mistura, devemos verificar que tipo de mistura é. Existem dois tipos de mistura: homogênea e heterogênea.
Mistura Homogênea: apresenta-se uniforme e com características iguais em todos os seus pontos. São formados por uma fase.
Mistura Heterogênea: podemos ver a olho nu ou ao microscópio, os diferentes materiais que formam o sistema, não apresentam as mesmas propriedades em toda a sua extensão. São formados por mais de uma fase.
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura. (fonte ebah).
Em nosso experimento usamos algumas dessas técnicas existentes: Filtração, sublimação, e evaporação.
Filtração: processo de separação entre um sólido e um líquido, pela utilização de filtros – material poroso que pode ser papel, carvão, areias, entre outros. (fonte-experimento 3.2)
Sublimação: Processo que envolve o aquecimento de um sólido até que ele passe diretamente da fase sólida para a fase gasosa. (fonte-experimento 3.2)
Evaporação: Processo através do qual, uma mistura é aquecida e o componente mais volátil deixa a mistura, permanecendo no recipiente, o componente menos volátil. (fonte-experimento 3.2)
O objetivo dessa prática foi separarmos três substâncias sólidas: naftaleno, sal e areia previamente misturadas, e aprendermos essas técnicas de separação.
- EXPERIMENTAL
- Materiais
- Cloreto de Sódio (NaCl)
- Naftaleno (C10H8)
- Areia (SiO2)
- Nitrato de Prata (AgNO3)
2.1.2 Equipamentos
- Balança Analítica
- Água destilada
- Cápsula de Porcelana
- Espátula
- Vidro de Relógio
- Bico de bunsen
- Bastão de vidro
- Béquer 150 mL
- Funil comum
- Papel de Filtro
- Erlenmeyer 250 mL
- Tubo de ensaio
- Tela de Amianto
- Tripé de ferro
- Bastão de Vidro
- Pinça Metálica e de Madeira
- Procedimento
A separação da mistura formada por três componentes: Naftaleno, Sal (NaCl) e areia, foi realizada por etapas. Inicialmente pesou-se três papéis de filtro, uma cápsula de porcelana, um erlenmeyer, um béquer e um vidro de relógio. Em seguida, pesou 2g de areia e foi registrado o peso total cápsula + amostra. Colocou sobre o sistema um papel de filtro e um vidro de relógio para fechar a cápsula e colocou para aquecer com bico de busen. O tempo necessário para condensar o naftalento foi excedido, ocasionando sua sublimação. Após o aquecimento, esperou o sistema resfriar e pesou-se novamente o vidro de relógio juntamente com o papel de filtro, a cápsula com o restante do material e adicionou nesta última, 25 mL de água destilada. Aqueceu durante 5 minutos para dissolver o sal. Esperou a mistura resfriar e realizou uma filtração, onde ficou contido, teoricamente, no erlenmeyer água e sal. Em seguida, aqueceu a mistura que estava no erlenmeyer para evaporar a água e pesou para saber a quantidade do sólido restante. Para confirmar se este sólido era mesmo o NaCl, pegou uma pequena quantidade deste sal, dissolveu na água e adicionou algumas gotas de AgNO3, onde foi evidenciado a formação de cristais, o que comprova que era a substância esperada.
...