A Separação de Misturas
Por: jenyffer7 • 10/6/2015 • Relatório de pesquisa • 849 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
Sumário
Resumo2
Objetivo3
Introdução4
Materiais e Reagentes5
Procedimento6
Resultado e Discussões7
Conclusões 9
Resumo
Experimento feito no laboratório de química II, para colocar em pratica aquilo que aprendemos em sala de aula. No dia 01/09/2014 com a turma do 2ª semestre de Engenharia de Produção.
Objetivo
O objetivo da experiência é estudar a separação das misturas, aplicando o método de filtração, separação magnética e vaporação. São quatro substâncias: areia, Limalha de ferro, cloreto sódio ( NaCl) e agua.
A experiência foi feita no laboratório, com supervisão e de acordo com as normas de segurança.
.
Introdução
Hoje em dia na natureza, dificilmente encontramos substâncias puras. Em função disso, necessariamente utilizamos métodos de separação se quisermos uma determinada substância. Neste experimento, tivemos a oportunidade de testar os métodos de filtração, separação magnética, evaporação, em uma mistura contendo NaCl, Limalha de ferro, e areia.
EXPERIMENTO SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Materiais e Reagentes utilizados:
-Mistura contendo areia lavada (10g), Limalha de ferro (10g), Cloreto de Sódio (5g)
- 20ml de H2O destilada.
-Tripé;
- Tela de Amianto;
- Bico de Bunsen;
- Suporte universal;
- Garras;
- Luvas;
- Funil de vidro;
- Óculos de proteção;
- Papel de filtro;
- Béquer de 250 ml;
- Béquer de 100ml;
- Palito de madeira com fio de cobre enrolado;
- imã;
- 1 Bastão de Vidro (bagueta)
Procedimento
Separar uma mistura contendo:
- Areia lavada.
- Limalha de ferro.
- Cloreto de Sódio (NaCl)
Pegamos uma mistura contendo os três componentes (10g de areia lavada; 10g de limalha de ferro; e 5g de NaCl), misturados em um béquer de 250 ml.
Em uma folha de sulfite despejamos toda a mistura (areia, limalha de ferro, NaCl), e com o auxílio de um imã fizemos a separação da limalha de ferro dos demais componentes.
Devolvemos no béquer de 100ml o produto restante (NaCl e areia), e misturamos na solução 20ml de H2O destilada, e com o auxílio da bagueta solubilizamos totalmente o NaCl.
Fixamos o funil de vidro na garra juntamente com o suporte universal, onde dobramos o papel de filtro em duas partes e inserimos dentro do funil, depois colocamos a mistura de (NaCl, areia e H2O destilada) dentro do funil, e com o auxílio da baqueta agitamos para maior filtração e para acelerar o processo.
Colocamos um béquer de 250ml para recuperar a parte da mistura que passou pelo funil que foi ( H2O e NaCl) e no papel de filtro restou apenas a areia.
Utilizamos um tripé e sobre ele a tela de amianto, onde colocamos o béquer com a mistura, ligamos o Bico de Bunsen e deixamos a mistura esquentando até chegar no ponto de ebulição do H2O que é aproximadamente 100ºC, quando este atingiu o ponto de ebulição evaporou, restando no béquer o NaCl e resíduos de areia.
Resultados e discussões
Conseguimos fazer a separação das 3 misturas, utilizando os métodos de:
- Separação Magnética- utilizando um imã que atraiu a limalha de ferro, deixando os outros componentes que não são atraídos pelo imã.
- Filtração- onde usamos uma mistura heterogênea de um sólido que no caso foi a areia disperso no H2O onde estava solubilizado o NaCl, a areia ficou retida no filtro enquanto o H2O e o NaCl atravessaram.
- Evaporação- evaporamos o H2O restando o NaCl
Observação: Quando filtramos a mistura de (NaCl, arei e H2O), obtivemos uma líquido de H2O e NaCl turvo, provavelmente por que ao filtrarmos a fim de acelerarmos o processo de separação utilizamos a bagueta para mexer.
...