A Separação de Misturas e Purificação de Substâncias
Por: xre300 • 22/5/2019 • Artigo • 920 Palavras (4 Páginas) • 166 Visualizações
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Curso: Licenciatura de Química
Prof. Wagner de Oliveira Valença [pic 1]
Separação de Misturas e Purificação de Substâncias
Elton de Jesus Caetano, Geovana Pereira dos Santos Tenório
Licenciatura em Química, 2 ª ano, Prof. Wagner de Oliveira.
Naviraí, 21 de março de 2019
Introdução
A realização deste procedimento é constituída para separar elementos em uma mistura. A fórmula é simples em que os componentes líquidos entram no ponto de ebulição, transformando em vapor. O vapor mais volátil se condensa.
Lembre-se que mistura é a combinação de duas ou mais substâncias, e ela pode ser homogênea ou heterogênea.
O processo de separação pode ocorrer de várias formas e o método a ser utilizado depende dos seguintes aspectos:
Tipo de mistura. homogênea ou heterogênea; natureza dos elementos químicos que formam as misturas; densidade, temperatura e solubilidade dos elementos.
Destilação Simples separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, por exemplo, a água (H2O) do sal (NaCl). Desse modo, a água é evaporada através do aquecimento, a qual atravessa o condensador em forma líquida (gotículas de água), donde o sal fica retido e separado no recipiente chamado de balão de destilação.
Destilação Fracionada é separação de uma mistura homogênea de líquido e líquido, por exemplo, água e álcool (O ponto de ebulição da água é 100°C e o ponto de ebulição do álcool etílico é 78°C). Ela é realizada através de misturas que apresentam pontos de ebulição muito próximos. Diferente do processo de destilação simples, nesse caso há uma coluna de fracionamento.
Oque diferencia a destilação simples e fracionada é a utilização da torre de fracionamento. No seu interior a pequenas prolongações, como pontas, elas são obstáculos para o gás destilado, que vai se chocando com elas e perdendo calor. Ela serve como um retardante para o gás, assim passando apenas o gás com menor ponto de ebulição, pois apenas passa qual tiver menor tendência de voltar ao estado líquido com a energia que possui.
[pic 2]
Figura 01: Ilustração da destilação simples.
Materiais e Métodos
- Vinho tinto;
- Conector em Y
- Manta de aquecimento;
- Balão de reação;
- Cabeça de destilação;
- Termômetro;
- Suporte universal de garras;
- Mangueiras;
- Condensador Reto;
- Béquer;
- Fragmentos de porcelana;
- H2O;
- NaCL;
Montou se toda a estrutura de destilação simples conforme a figura 1, verificamos se toda a estrutura estava corretamente posicionada (não deve estar solto), fez se circular a água no condensador certificando que não há vazamentos. Adicionou 100ml de vinho tinto no balão de vidro, acrescentamos fragmentos de porcelana, e alocamos o termômetro na saída da cabeça de ebulição.
Iniciamos o processo com a manta em temperatura ambiente, após ser ligada, posteriormente que a temperatura aumentava aproximadamente de 40°C e a 50°C, observamos as paredes da vidraria que já estava condensando vapor. A técnica estabilizou aos 95°C. A primeira gota de etanol saiu entre 70°C a 80°C.
Resultados e discussão
A aparelhagem não estava bem montada em especial o termômetro que a visibilidade da temperatura estava sendo obstruída por uma rolha de silicone, impedindo de olhar com mais certeza a temperatura obtida, por isso os graus citados nos métodos oscilam em 10°C.
O vinho adicionamos no balão de reação para a destilação, em seguida ligamos a manta térmica e aproximadamente a 80° pingou a primeira gota após condensar. Tendo em vista que a água e o etanol têm o ponto de ebulição muito próximo.
Que por questão de qualidade e precisão, a destilação fracionada tem melhores resultados comparando com a destilação simples.
Mas o processo foi realizado sem perdas.
...