TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solubilidade de sólido em líquido a fim de construir a curva de solubilidade do Nitrato de Potássio

Por:   •  8/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS MONTE CASTELO

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA - DAQ

LICENCIATURA EM QUÍMICA – 2º PERÍODO

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL II - PROFª DR. GRAÇA SAMPAIO

ALINE ROBERTA – 20171LQ- 0284

SOLUBILIDADE

16/10/2017

OBJETIVO

Entender solubilidade de sólido em líquido a fim de construir a curva de solubilidade do Nitrato de Potássio.

INTRODUÇÃO

Existem determinados termos que se aplicam a todos os tipos de soluções, as palavras solvente e soluto são dois desses termos. Normalmente, nos referimos à substância que estiver em maior quantidade numa solução como solvente, e todas as outras substâncias da solução, consequentemente, em menor quantidade, soluto .

Em tese, existe um limite para a quantidade de soluto que irá se dissolver em uma quantidade fixa de solvente a uma temperatura característica. Por exemplo: Quando adicionamos sal a um copo com água, dependendo da quantidade colocada neste copo, o sal irá dissolver-se ou não. Outro exemplo: se adicionarmos cloreto de sódio a 100cm³ de água a 0ºC, apenas 35,7g do sal irão se dissolver, independente da quantidade total que for colocada na água. Uma solução como esta, que atinge o coeficiente de solubilidade, ou seja, está no limite da saturação, é chamada de saturada. ( BRADY). Já uma solução que mão atinge o coeficiente de solubilidade, ou seja, contém menos soluto do que deveria, é dita insaturada. E uma solução que ultrapassa o limite de solubilidade, tendo mais soluto do que precisa para uma dissolução, é denominada supersaturada. Baseado nessas definições, temos a curva de solubilidade, que é a representação da variação dos coeficientes de solubilidade das substâncias relacionando-as à temperatura através de um gráfico. Dois fatores exercem influência sob a solubilidade: temperatura e pressão. Se a temperatura, a solubilidade da substância também aumenta. A pressão já influencia na solubilidade dos gases, quanto maior a pressão, maior a solubilidade.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

PRIMEIRA PARTE: Teste de Solubilidade

Tabela 1- Materiais utilizados

Substâncias

Vidrarias

Isopor

Tubos de ensaio

Talco

Balança

Sal de cozinha ( NaCl )

Vidro de relógio

Açúcar refinado

Pipeta de 10ml

Acetona (C3H6O)

Bico de bussen

Sulfato de Cobre Pentahidratado ( CuSO4 . H2O)

Termômetro

Nitrato de Potássio (KNO3 ) 

Bastão de vidro

Água destilada

Becker

Espátula

Tripé

Tela de amianto

Colocou-se 5ml de água destilada em 6 tubos de ensaio e, nesses mesmos tubos, com o auxílio de uma espátula, adicionou-se uma quantidade mínima de cada substância (exceto o Nitrato de potássio). Logo após, observou-se e classificou-se cada um deles como solúvel e insolúvel. Repetiu-se o procedimento usando a Acetona no lugar da água destilada.

SEGUNDA PARTE: Construção da curva de solubilidade do nitrato de potássio

Numerou-se seis tubos de ensaio. Foram pesados determinadas quantidades de Nitrato de Potássio (1g, 2,5g, 4g, 6g, 7g e 8,5g), e transferiu-se para cada um dos tubos. Adicionou-se 5ml de água destilada em cada tubo, levou-se o Becker, com 50ml de água, ao bico de bussen, apoiado pelo tripé e tela de amianto. Seguidamente, levou-se os tubos ao Becker, aqueceu-se cada um deles em banho-maria (iniciando pelo de maior massa do sal) e observou-se.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

PRIMEIRA PARTE – ÁGUA DESTILADA

Tabela 2 – Substâncias utilizadas no experimento e suas classificações

Substância

Solubilidade

Isopor

Insolúvel

Sal

Solúvel

Açúcar

Solúvel

Talco

Insolúvel

Sulfato de Cobre Pentahidratado

Insolúvel

Acetona

Solúvel

Substâncias polares dissolvem substâncias polares, e apolares dissolvem apolares. Porém, essa regra não pode ser considerada geral, porque existem muitos casos de solutos polares que se dissolvem em solventes apolares e vice-versa. Neste caso, o sal, o açúcar e a acetona se dissolveram melhor em água, pois ela é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, álcool, Cloreto de sódio, Sacarose e sulfato de cobre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com