A Tecnologia da fabricação do álcool
Por: Renilson Carvalho Jr. • 6/11/2017 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
[pic 1]
Tecnologia de Fabricação do Álcool
Araras, 28 de setembro de 2017
Alyne Cristina Bueno
Carla
Jeane Karina
Matheus Casão
Renilson Jr Rodrigues Carvalho
3° Semestre Açúcar e Álcool
INTRODUÇÃO
A fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra que pode ser realizada por micro-organismos, tais como fungos, bactérias, ou até o próprio corpo. Existem vários tipos de fermentação, por exemplo: fermentação alcoólica, fermentação butírica, fermentação glicerina, fermentação acética, fermentação láctica, fermentação quimiossíntese.Nesse relatório veremos que no AR e ARRT iremos encontrar os açucares que não foram fermentados.
[pic 2]
Objetivo: Fermentar o mosto e encontrar os açúcares que não foram fermentados utilizando as análises disponíveis.
Materiais:
- Béquer
- Erlenmeyer
- Balão Volumétrico
- Pipeta Pasteur
- Pipeta Graduada
- Termômetro
- Balança
- Vinho
- Mosto
- Papel Filtro
- Algodão
- NaOH
- Fenolftaleína
- Banho Maria
- Agua destilada
- Hcl
- Feelings A e B
- Tripé
- Tela de Amianto
- Celite
- Bureta
- EDTA
Preparo
Preparamos o mosto do mel final utilizando 100g de mel final e diluímos em 500g de água destilada. Medimos o Brix e PH da solução, após a correção do brix fizemos os cálculos necessários para sabermos o quanto de mosto iriamos utilizar.
Após os Cálculos feitos utilizamos 100 ml de mosto e dissolvemos 40g de fermento prensado e inoculamos no mosto preparado, fizemos o controle da fermentação a cada 30 minutos. Fizemos pesando 50g de mosto filtrado em algodão e aplicamos em um balão volumétrico de 200 ml completando com água destilada após isso pipetamos 10 ml em outro balão volumétrico e medimos sua temperatura e aquecemos em banho Maria até atingir a temperatura de 65°C após a temperatura obtida adicionamos 10 ml de Hcl 6,34N deixando- o em repouso por 30 minutos, Neutralizamos com NaOH 20%, 3 gotas de indicador, 4ml de EDTA 4% e 2 gotas de Hcl para retirar a cor rosada após feito esse processo resfriamos a solução e completamos com água destilada o balão para assim iniciarmos a titulação.
No Final do processo medimos novamente os dados retirados das análises e fizemos ARRT do vinho.
Para fazer a ARRT do vinho aquecemos 200 ml de vinho e logo após esfriamos, pesamos 50g em um balão volumétrico de 200 ml e medimos sua temperatura, logo após filtramos a solução com o algodão deixando em banho Maria até chegar a temperatura de 65°C, adicionamos 10 ml de Hcl 6,34N, agitamos e deixamos em repouso por 30 minutos. Adicionamos 20 ml de açúcar invertido 1% e neutralizamos com NaOh 20% + 4 ml de EDTA, completamos o volume com água destilada e transferimos para um béquer para que conseguíssemos aplicar 10g de celite e agitamos e filtramos a solução e após isso fizemos a titulação. Alguns dias após a fermentação foi utilizado o ebuliômetro para se ter uma noção de teor alcoólico da fermentação.
...