A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Por: alineeval • 21/5/2015 • Exam • 2.315 Palavras (10 Páginas) • 248 Visualizações
[pic 1]
ALINE DA SILVA COSTA
VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
DOURADOS – MS
DEZEMBRO-2012[pic 2]
[pic 3]
ALINE DA SILVA COSTA
VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Trabalho solicitado pela disciplina de Fisioquímica do Curso Técnico em Química, nível médio, pedido pelo prof. Juliano Vitorino da Cruz.
DOURADOS – MS
DEZEMBRO-2012[pic 4]
SUMARIO[pic 5]
INTRODUÇÃO .....................................................................................................4
OBJETIVO...............................................................................................................6
DESENVOLVIMENTO
1.0 VELOCIDADES DAS REAÇOES QUIMICA...............................................7
2.0 REAÇÕES DE VELOCIDADE .....................................................................11
CONCLUSÃO.......................................................................................................13
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ................................................................14
INTRODUÇÃO
Toda reação química necessita de certo tempo para se completar. Algumas reações são extremamente rápidas, como, por exemplo, a neutralização entre um ácido e uma base em solução aquosa. Existem, por outro lado, reações extremamente lentas, com velocidade praticamente igual a zero. O ramo da ciência que se preocupa em estudar a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam é denominado cinética química. Como as reações envolvem a quebra e a formação de ligações, as respectivas velocidades dependem da natureza dos reagentes em si. Entretanto existem quatro fatores que permitem a variação das velocidades nas quais reações específicas ocorrem:
• O estado físico dos reagentes: Os reagentes devem entrar em contato para que reajam. Quanto mais rapidamente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem. A maioria das reações que consideramos é homogênea, envolvendo gases ou soluções líquidas. Quando os reagentes estão em fases diferentes, como quando um é gás e o outro é sólido, a reação está limitada à área de contato. Portanto, as reações que envolvem sólidos tendem a prosseguir mais rapidamente se a área superficial do solido for aumentada.
• As concentrações dos reagentes: A maioria das reações químicas prossegue mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada. À medida que a concentração aumenta, a freqüência com a qual as moléculas se chocam também o faz, levando a um aumento das velocidades.
• A temperatura na qual a reação ocorre: As velocidades de reações químicas aumentam conforme a temperatura aumenta. O aumento da temperatura faz aumentar as energias cinéticas das moléculas. À proporção que as moléculas movem-se mais velozmente, elas se chocam com mais freqüência e também com energia mais alta, ocasionando aumento de suas velocidades.
• A presença de um catalisador: Os catalisadores são agentes que aumentam as velocidades de reação sem serem usados. Eles afetam os tipos de colisões (o mecanismo) que levam à reação.
A relação entre temperatura e velocidade das reações química afeta muita situações do cotidiano. O aumento da temperatura tende a elevar a velocidade de uma reação, porque quanto maior for a temperatura maior será a proporção de moléculas que terão energia suficiente para reagir.
Aumentando-se a concentração dos reagentes aumentam-se os números de colisões das moléculas, e conseqüentemente, aumenta a velocidade da reação. Portanto, a velocidade é diretamente proporcional a concentração dos reagentes.
Quanto maior a superfície de contato, maior o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior será a velocidade da reação.
Catalisadores são substâncias que aceleram uma reação, mas não sofre, no processo, modificação da sua natureza química. A sua função é diminuir a energia de ativação da reação.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é mostrar a influência da natureza dos reagentes, da concentração dos reagentes, da temperatura, da superfície específica dos reagentes e da adição de catalisadores na velocidade de algumas reações químicas.
1.0 VELOCIDADE DAS REAÇOES QUÍMICAS
Cinética química é a parte da química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam esta velocidade. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações alem de ser muito importante em termos industriais, também esta relacionado ao nosso dia a dia.
É possível dizer que a velocidade de uma reação irá depender da freqüência dos choques; da energia (violência) dos choques; e de uma orientação apropriada das moléculas no instante do choque.
Os fatores que mais exercem influência em uma reação são:
- Temperatura;
- Eletricidade;
- Luz;
- Pressão;
- Concentração dos reagentes.
O aumento de temperatura aumenta a velocidade de uma reação porque aumenta a agitação das moléculas reagentes, possibilitando o maior numero de colisões. Por isso a maioria das reações químicas utiliza-se aquecimento. Um exemplo de a influência da eletricidade nas reações químicas é uma faísca provocada mo motor de um carro que provoca a explosão da gasolina.
Reações que são afetadas pela luz recebem o nome de reações fotoquímicas, as mais comuns são a fotossíntese e a fotólise. A pressão favorece as reações químicas gasosas em que o numero de moléculas resultante é menor que o de reagentes. A concentração dos reagentes influencia a reação por possibilitar maior superfície de contato entre os reagentes.
...