ACEROLA
Tese: ACEROLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruninhasantos • 30/9/2014 • Tese • 958 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
ACEROLA
A fruta da aceroleira é uma rica fonte de vitamina C, devido a grande quantidade de ácido asbórico, o que é um grande benefício no combate a gripe.
Descrição : Planta da família das Malpighiaceae, també conhecida como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados.Acerola é um verdejante arbusto ou árvore pequena com ramos estendidos em um curto tronco. Tem geralmente de 2 à 3 metros de altura, mas às vezes chega a 6 metros de altura.Suas folhas são simples, oval-lanceoladas, de 2 à 8 centímetros de comprimento, e estão ligadas a um curto pecíolo. Elas são opostas, ovadas a elíptico-lanceoladas, e todo ondulado ou margens.As partes superiores são de cor verde escura e brilhante.Suas flores são bissexuais de 1 à 2 centímetros de diâmetro. Eles têm cinco pétalasde cor rosa-escuro ou vermelho, dez estames, e de seis a dez glândulas no cálice.Há de 3 à 5 flores por inflorescência, que são sésseis. O fruto é de um vermelho brilhante de 1 à 3 centímetros de diâmetro com uma massa de 3 à 5 gramas.As frutas estão em pares ou em grupos de três, e cada um triangular contém três sementes.As frutas são suculentas e muito ricas em vitamina C e outros nutrientes.Eles são divididos em três lobos obscuros e geralmente são ácidas, dando-lhes um sabor amargo , mas pode ser doce , se bem cultivada
Parte utilizada: fruto.
História: Em 1946, Asenjo, C.F. comprovou seu altíssimo teor de vitamina C. Hoje é intensamente cultivada em Cuba, Porto Rico, na Flórida e Hawai sendo fonte de renda valiosa para as populações locais.
Origem : Pode ser encontrado na parte sul do Estados Unidos contíguos (sul da Flórida e do Baixo Vale do Rio Grande do Texas ), México , América Central , do Caribe e América do Sul, no extremo sul do Peru e Bahia no Brasil . É cultivada na trópicos e subtrópicos de todo o mundo, incluindo as Ilhas Canárias, Gana , Etiópia, Madagáscar, Zanzibar, Sri Lanka, Taiwan, Índia, Java, Hawaii e Austrália.
Princípios Ativos: ácido ascórbico (2-4%); ácido l-málico; ácido pantotênico; betacaroteno; carboidratos; caroteno; dextrose; frutose; hesperidina e outros bioflavonóides); limoneno; mucilagem; niacina; proteínas 4 g%, pró-vitamina A; riboflavina; rutina, sais minerais (ferro, cálcio 12 mg %, flúor 11 mg%, fósforo, magnésio, potássio, sódio); sucrose; tiamina; vitamina B6; Vitamina C (1-5 g/100 ml).
Propriedades medicinais: adstringente, antianêmica, antidiarréica, antiescorbútico, antifungal, antiinflamatória, aperiente, cicatrizante, mineralizante, nutritiva, vitaminizante.
Indicações: afecções da vesícula biliar, afecções do fígado; afecções pulmonares, anemia; auxiliar em tratamentos do fígado ou disenterias; carência de vitamina C, cicatrização de feridas; diabetes, dieta de lactentes, crianças e adolescentes, de gestantes e nutrizes e de pacientes desnutridos, convalescentes e em processo de desgaste físico; diminuir a ocorrência de doenças infecciosas e de dores musculares e articulares; disenteria; estomatite, fadiga, gravidez, gripes, hemorragias nasais e gengivais; hepatite virótica, infecção bucal, irritabilidade, melhorar o sistema imunológico; perda de apetite; poliomielite, previnir debilidade, resfriado, reumatismo, stress, tuberculose pulmonar, varicela. Como fitocosmético: hidratante capilar e condicionador capilar, protetor contra infecções.
Pesquisas indicam o ácido escorbútico contra o envelhecimento celular graças à sua ação antioxidante e sequestrante de radicais livres.
Os sais minerais da acerola lhe oferecem a propriedade remineralizante em peles cansadas e estressadas. As mucilagens e proteínas são responsáveis pelas ações de hidratação e condicionamento capilar.
Modo de usar: Ao natural, como alimento, ou sob a forma
...