ANIONS E CÁTIONS
Por: lalinha102030 • 2/10/2016 • Relatório de pesquisa • 1.110 Palavras (5 Páginas) • 838 Visualizações
José Augusto
Larissa de Jesus
Névio Botte
IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS E ÂNIONS
São Jose do Rio preto , 19 de Abril de 2016
INTRODUÇÃO
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicos que nos permitem determinar a composição da substancia ou da mistura. Pode ser dividida em química Quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, usando para isso a massa e o volume exato das substancias através das técnicas de gravimétrica e volumetria. E a química qualitativa que identifica os elemento ou íons de uma substancia. A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um cristal, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seu elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é única de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa.
A identificação e a confirmação de íons (cátions e aníons) são melhor quando realizado em via úmida Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
- Objetivo
Realizar e observar na prática os testes de identificação de cátions e ânions propostos e escrever as equações químicas dos fenômenos observados.
- Classificação Analítica dos Cátions.
Os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua o modo como os cátions reagem a tais reagentes e a formação ou não de precipitados. Por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comum é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos. Os reagentes para classificação dos cátions mais comuns são Na+, K+, NH4+ ,MG+ ,Ca+, Ba+.
- Reações dos cátions
Na+: Teste de chama; Esse teste é feito utilizando- se um fio de plaina ou níquel limpo, toa-se com o fio em água destilada e em seguida no sal cujo cátion se quer identificar. Feito isso, coloca-se a ponta do fio no meio da chama ( região mais frita e oxidante) do bico de busen.
A chama torna-se amarela intensa indicando a presença de íon sódio.
K+: Teste de chama ; O teste é feito seguindo os mesmos procedimentos que foi feito no teste de Na+.
A chama torna-se violeta se houver presença de potássio.
Mg+2: Com hidróxido de sódio; Adicione hidróxido de sódio a uma solução de íons magnésio e verifique a formação de um precipitado branco Mg(OH)2. O precipitado é escassamente solúvel em água , mas facilmente solúvel em sais de amônio.
Precipitou, formou um precipitado de Mg(OH)2, branco.
Ca+: Teste de chama;
A chama gerada pelos sais de cálcio tem coloração vermelho-amarelada.
Ba+2: Teste de chama;
A chama gerada pelos sais de bário tem coloração verde-amarelada.
- ÂNIONS
Testes para cloreto (Cl-)
Cloreto com ácido sulfúrico concentrado; Adicione a uma pequena quantidade de NaCl sólido algumas gotas de H2SO4 concentrado.
Desprendimento de vapores esbranquiçados de HCL, reação do gás de HCL.
...