AS Curvas De Aquecimento E Resfriamento
Por: Melissa Rosa • 29/8/2023 • Relatório de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 58 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE- Campus Cedeteg[pic 1]
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA- DEQ/SEET
RELATÓRIO
TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL:
Curvas de Aquecimento e Resfriamento
Professor Mauro Chierici Lopes
Ana Beatriz Barboza de Andrade
Melissa Silvério da Rosa
Rafaeli Muzzolon
Renata
GUARAPUAVA-PR
2023
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
As curvas de aquecimento e resfriamento são gráficos que representam a variação da temperatura de um material ao longo do tempo. Elas são importantes porque permitem entender como um determinado material se comporta durante o processo de aquecimento ou resfriamento. A temperatura varia até que o material atinja a mudança de estado (Sólido - líquido; Líquido -sólido) onde variando também sua energia potencial e energia cinética, quando ocorre a mudança de estado não há mudança na temperatura, varia somente a energia potencial. No entanto, as misturas não seguem esse padrão, sendo assim, as curvas de aquecimento são bons indicadores de pureza de uma substância, já que a mistura tem uma constante devariação de energia cinética que é menos acentuada no momento da mudança de estado físico da substância.
2. OBJETIVO:
Aprender a fazer curvas de níveis de resfriamento e aquecimento, desenvolvimento de gráficos, trabalho em grupo.
3. MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS:
- Água destilada
- Ácido esteárico
- Água Destilada
- Ácido Esteárico
- Álcool Tert-butanol P.A. (CH3)3COH
- NaCl (sal de cozinha)
- Gelo
- Chapa de aquecimento
- Forma metálica
- Sensor digital
- Termômetro digital
- Tubo de ensaio
- Béquer
- Pinça de madeira
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Inicialmente a água foi colocada para ser aquecida, em seguida o gelo foi triturado, o qual foi adicionado sob um béquer com camadas de gelo e sal, deixamos um espaço no meio para adicionar um tubo com água.
Água destilada: Em um banho maria foi adicionado o tubo de ensaio contendo água e o sensor digital dentro do tubo. Tendo aguardado até obter temperatura de 85°C. Em seguida depois da temperatura estabilizada, foi retirado o tubo do banho maria e colocado sobre o béquer com gelo, acompanhado a diminuição da temperatura até a estabilidade de 0[pic 2]
e a água congelar.
Álcool terct-butanol foi realizado o aquecimento em banho maria do frasco até o seu ponto de fusão, onde conseguimos retirar 3mL de amostra. Após isso o líquido cobriu o sensor térmico, foi realizado seu resfriamento e logo depois seu reaquecimento até o ponto de ebulição.
Ácido esteárico: Por ser um sólido em temperatura ambiente, foi utilizado aproximadamente 3g de ácido e aquecimento até notarmos as primeiras bolhas, que indicou que a amostra passou pelo estado de fusão e iniciou-se o processo de ebulição, acidentalmente nesse processo o sensor do termômetro foi derretido na ebulição, portanto, não atingiu a temperatura de ebulição ideal, atingindo apenas.
...