AS MÁQUINAS E PROCESSO DE SOPRO
Por: 100818 • 17/5/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.221 Palavras (5 Páginas) • 290 Visualizações
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
TDE - MÁQUINAS E PROCESSO DE SOPRO
1 – Explique de forma sucinta o que é a moldagem por sopro.
Processo de extrusão-sopro onde o composto termoplástico é extrusado na forma de tubo ou mangueira, sendo expandido no interior de um molde oco bipartido por injeção de ar comprimido, formando assim o formato do molde e sob pressão se faz a extração do molde.
2 – Cite quais são os requisitos básicos dos polímeros utilizados no processo de sopro.
Viscosidade alta, mas deve apresentar boa fluidez, extrusar em baixar temperaturas, distribuição larga de peso molecular e alto peso molecular, boas propriedades de soldagem, ser pigmentável, ter boa transparência, além de propriedades mecânicas e químicas necessárias aos requisitos do produto que se deseja.
3 – Em máquinas de sopro o que indica três números do tipo 1-60-24?
O primeiro número indica a quantidade de roscas, o segundo número, o diâmetro, em milímetros, e o último é o fator de multiplicação do diâmetro que dá o comprimento total da rosca.
4 – Para que serve um redutor em uma máquina de sopro?
Serve para reduzir a velocidade de saída no processo, isto é, as perdas de calor no cilindro pelo sistema de refrigeração, ou seja, a perda no redutor, a energia hidráulica para bombear a resina fundida através da matriz e o calor do polímero extrusado, quando deixa a extrusora.
5 – Explique de forma sucinta o cilindro/canhão.
O canhão faz parte da ejetora e serve para transportar, fundir e dosar o material.
6 – Para especificarmos corretamente uma máquina de sopro devemos fazer a análise alguns dados. Quais são eles inicialmente?
Inicialmente podemos analisar em função do tamanho do frasco a ser produzido, depois verificar dentre as diversas máquinas as dimensões necessárias e as características técnicas exigidas, depois a força de fechamento em função do sopro, força de fechamento em função do corte das rebarbas e a capacidade de plastificação necessária.
7 – O que são cabeçotes no processo de sopro? Qual a sua função básica, como devem ser os formatos, seu acabamento?
É um dispositivo que tem a capacidade de comprimir e transportar o material fundido com vazão constante da extremidade final da rosca da extrusora para o molde sob a forma de um duto chamado parison. Qualquer dispositivo que tenha esse objetivo deve ter espessura constante, tendo como requisitos alimentar com taxa de fluxo uniforme e temperatura uniforme o bucal de saída, seus modelos podem ser de fluxo axial, devendo possuir a parte interna altamente polida e o modelo de fluxo radical, possuindo cabeçotes por extrusão contínua e cabeçote por acumulação.
8 – O que deve ser considerado numa relação frasco soprado e máquina para que se possa definir corretamente o equipamento a ser comprado?
9 – Quais são os parâmetros que devem ser levados em consideração a força de fechamento em relação ao corte das rebarbas?
Deve-se levar em consideração que praticamente todas as peças sopradas a partir de pré-formas extrusadas devem passar pela operação de rebarbação e que volumes consideráveis de rebarbas devem ser reciclados, aumentando assim os gastos com funcionários, energia elétrica e maquinário. Possuindo moldes de boa qualidade para que os produtos sejam injetados é possível que se reduza os gastos. Moldes de boa qualidade aliados a outros parâmetros não geram rebarbas.
10 – Para determinarmos o tamanho da máquina sopradora dependemos da capacidade de plastificação. O que vais determinar esta necessidade?
11 – Dentro do processo sopro o que pode significar o Shear Stress e o Shear Rate? Explique todo o significado.
12 – Quais são os dois pontos e ou parâmetros mais significativos em uma rosca? Explique os dois
Boa capacidade de plastificação e baixo tempo de resistência.
13 – A geometria de uma rosca compreende quatro pontos fundamentais. Quais são?
Boa capacidade de plastificação, transporte eficiente, efetiva capacidade de plastificação e mistura e boa capacidade de auto-limpeza.
14 – Quais as vantagens dos cabeçotes construídos na concepção de pinola?
15 – Quais os efeitos complicadores que se pode ter quanto sopramos em PVC, no que se refere a rosca e ao cabeçote?
O PVC não tem tanta estabilidade como os demais materiais.
16 – Explique de uma forma sucinta o que é um cabeçote acumulador e a partir de que situação é conveniente o seu uso?
17 – O que é o ajuste bocal núcleo?
É uma cápsula.
18 – Como seria na prática estabelecer uma ovalização entre bocal e núcleo?
...