AS TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUIMICAS
Por: olgammarques • 28/1/2016 • Trabalho acadêmico • 1.529 Palavras (7 Páginas) • 425 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL I
MARCIANO SIMÕES DE SOUZA
TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUIMICAS
ALINE SANTANA
JOTSON CARVALHO DE CAMPOS
OLGA MUSTAFÁ MARQUES
CUIABÁ - MT
2012
1 - INTRODUÇÃO
Existem dois tipos de transformações, a química e a física. Para notar se houve uma transformação precisará analisar a matéria em dois momentos diferentes, em um estado inicial e em um estado final.
As transformações químicas ocorrem, quando existe a formação de novas substâncias, isto é, substâncias com propriedades diferentes das substâncias iniciais. Exemplo: apodrecimento de frutos, respiração dos seres vivos, oxidação da prata, produção de vidro a partir da areia, entre outros.
As transformações físicas alteram apenas a forma e a aparência da matéria, mas não altera suas propriedades, ou seja, quando a substância sofre determinada transformação e ao final desta, suas propriedades são mantidas. Exemplo: um papel que rasga, um vidro que se parte, a água que ferve, evaporando-se, entre outros.
Existem algumas evidências facilmente observáveis que permitem verificar a ocorrência dessas transformações. Como por exemplo: uma mudança de cor, a libertação de um gás, etc.
2 - OBJETIVO
Identificar os fenômenos físicos e/ou químicos através de vários experimentos.
3 - MATERIAIS E MÉTODOS
Juntou-se em um grupo de três pessoas para análise de fenômenos físicos e/ou químicos, com vários tipos de experiência, a fim de analisar o resultado final desta.
3.1 - Materiais Utilizados:
1) Cápsula de porcelana 2) Espátula
3) Funil simples 4) Bico de Bunsen
5) Pinça de madeira 6) Tubo de ensaio com estante
7) Iodo elementar 8) Fita de magnésio
9) Almofatriz e Pistilo 10) Cadinho
11) Bastão de vidro 12) Termômetro
13) Tela de amianto e tripé 14) Caixa de fósforos
15) Béquer de 100 mL
3.2 - Reagentes Utilizados:
1) Enxofre em pó (S) 2) Alumínio em pó (Al)
3) Cloreto de sódio (NaCl) 4) Zinco em pó (Zn)
5) Nitrato de potássio (KNO3) 6) Solução de HCl
7) Hidróxido de bário (Ba(OH2) 8) Ácido sulfúrico (H2SO4)
9) Ácido nítrico (HNO3) 10) Cobre metálico (Cu)
11) Magnésio metálico (Mg) 12) Gelo
13)Cromato de potássio (K2CrO4) 14) Carbonato de sódio (Na2CO3)
15) Nitrato de chumbo (Pb2(NO3)2)
3.3 - Procedimento Experimental:
Experiência 1) Primeiramente coloca-se em um tubo de ensaio alguns cristais de cloreto de sódio (NaCl) e aqueça na chama de bico de Bunsen, assim, ela se fundiu, porém alterou apenas a aparência, para um estado líquido, então é uma transformação física, por que suas propriedades continuaram as mesmas.
Experiência 2) Em um tubo de ensaio foi colocado uma pequena quantidade de nitrato de potássio (KNO3) e aquecida no bico de Bunsen quando começou o desprendimento de gás foi colocado na experiência um fósforo incandescente, notou-se que ao introduzir o fósforo começou a liberar um gás branco, por fim, é uma transformação química, pois se transformou em outra substância.
Experiência 3) Introduz em um Becker de 100 mL água e gelo, e foi medido a temperatura de 6ºC e logo após foi adicionado um pouco de cloreto de sódio (NaCl) e agitado com o bastão de vidro até virar uma mistura homogênea, logo após foi aquecido sobre uma tela de amianto com tripé até a evaporação ser completa, conclui-se que no final deste, esta mistura acabou se tornando o próprio cloreto de sódio, sal de cozinha, estourou como se fosse uma pipoca por todo Becker. Foi uma transformação química e física. Química por que se transformou em outra substância quando misturou com a água e física por ter voltado ao seu ponto inicial no fim do experimento.
...