Alumínio e suas propriedades
Projeto de pesquisa: Alumínio e suas propriedades. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisfelix1989 • 29/3/2014 • Projeto de pesquisa • 1.384 Palavras (6 Páginas) • 265 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA CAMPUS II
Álvaro Pereira R.A.: 6654382346
Elisclaudia Félix Pereira R.A.: 6660214866
Sara Pessoa Silva R.A.:
Taís de Fátima Carlos Dias R.A.:
Valquíria Odaci Santos R.A.: 5200930298
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATPS DE QUÍMICA
SANTO ANDRÉ
2013
Sumário
1. Alumínio e suas propriedades .......................................................................................Pág. 3
2. O uso do Alumínio e suas propriedades.........................................................................Pág. 4
3. Propriedades Intensivas e Extensivas.............................................................................Pág. 5
4. O aço pode ser substituído pelo Alumínio......................................................................Pág. 8
5. Que produtos são obtidos a partir da bauxita .................................................................Pág. 9
6. Em quais processos industriais podemos utilizar alguns compostos e suas Classificações............................Pág. 11
7. Fluxograma de Processo de Fabricação do Alumínio...................................................Pág. 12
1. Alumínio e suas propriedades.
O alumínio é um elemento químico de símbolo “Al” de número atômico 13. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais ambundante na crosta terrestre.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.
Considerando a quantidade na natureza e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.
O alumíno possui características que o diferencia dos outros metais presentes na natureza, como por exemplo: leveza, maciez e resistência. Quando exposto ao ar adquire rapidamente um aspecto cinza prateado e fosco, devido a uma fina camada de óxidos. Considerando maleabilidade e ductilidade, é apto para mecanização e fundição. É o segundo metal mais maleável, sendo o primeiro o ouro, e o sexto mais dúctil.
2. O uso do Alumínio e suas Propriedades.
Fig. 1. Linhas espectrais do alumínio.
3. Propriedades intensivas e extensivas
As propriedades físicas podem ser intensivas e extensivas. As intensivas não dependem da quantidade da amostra, já as extensivas dependem da quantidade de material.
A temperatura medida será a mesma independente da quantidade de água, sendo, portanto, uma propriedade intensiva.
As substâncias podem ser analisadas e identificadas de acordo com suas propriedades físicas e químicas. As propriedades químicas estão relacionadas com a capacidade que a substância tem de transformar-se em outra. Já as propriedades físicas são aquelas que são analisadas e coletadas sem que a composição do material se modifique. Alguns exemplos de propriedades físicas são: massa, volume, temperatura, densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico (sólido, líquido e gasoso) e propriedades organolépticas, tais como cor, cheiro, sabor e dureza.
As propriedades físicas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de amostra em duas categorias:
3.1. Propriedades intensivas
São aquelas que não dependem da massa da amostra, por exemplo, a temperatura é uma propriedade intensiva, pois imagine que coloquemos água para ferver. Se formos medir a temperatura da água, o valor será o mesmo independentemente se colocarmos o termômetro direto na panela com a água ou se o colocarmos em um copo com um pouco dessa água.
A densidade é outra propriedade intensiva. Por exemplo, a densidade de um cubo de gelo e de um iceberg é a mesma (0,92 g/cm3, em temperaturas abaixo de 0ºC ao nível do mar), que é menor que a da água (1,0 g/cm3, sob a temperatura de aproximadamente 4ºC e sob pressão ao nível do mar, que é igual a 1,0 atm). Por isso, tanto um cubo de gelo como um iceberg flutuam sobre a água.
3.2. Propriedades extensivas:
São aquelas que dependem da massa (“extensão”) da amostra. O volume é um exemplo de propriedade extensiva, pois a massa de 1 kg de algodão ocupará um volume muito maior do que a massa de 1 g desse mesmo material.
A energia liberada em combustões também é extensiva, pois a energia liberada na queima de um palito de fósforo é bem menor do que a energia liberada na queima de vários galhos numa fogueira.
A densidade, uma propriedade intensiva, é um quociente de propriedades extensivas, o volume e a massa:
Densidade = Massa / Volume
A densidade é invariável, mesmo com a mudança na quantidade de amostra, porque o volume é extensivo. Assim, quando a massa aumenta, o volume aumenta proporcionalmente ou vice-versa. É por isso que
...