Amós
Tese: Amós. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maxado31 • 13/5/2014 • Tese • 502 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
Amós
1. Delimitação:
O livro de Amós são 9 capítulos, escolhi o capitulo 5 como perícope para analisar. O capitulo 4,1-13 segundo nota de rodapé (cf. Bíblia de Jerusalém), vai falar contra as mulheres da Samaria, que são chamadas de vacas, fazendo referência ao salmo 22,13 onde touro de Basã é símbolo da força violenta, neste texto vaca é símbolo do espírito gozador das mulheres de Samaria. O capitulo 6, 1-14 eu o dividi da seguinte maneira: o bloco capitulo 6 começa no 5,21- 6,14.Sendo assim, o capitulo central segundo minha divisão é o 5, 1-20.
2. Capitulo Central 1:
A. “Lamentação sobre Israel” (Am 5, 1-27).
B. “Denúncia e lamentação contra um sistema político e social injusto” (Am 5, 1-20);
3. Mediana: Am 5, 10-11
“10. Eles odeiam aquele que repreende á porta e detestam aquele que fala com sinceridade. 11. Por isso: porque oprimis o fraco e tomais dele um imposto de trigo, construístes casas de cantaria, mas não as habitareis; pastastes vinhas esplendidas, mas não bebereis o seu vinho.”
4. Quem foi:
O nome “Amos 2”, presume-se que seja abreviação de “Amasia” cujo sentido é “Javé carrega, protege” ( 2Cr 17.16).
Amós foi profeta e visionário, mesmo que, ele declara: “Não sou profeta, nem filho de profeta3...” Ele recusava-se identificar com os profetas profissionais do palácio e dos templos, religiosos aliados ás políticas expansionistas e injustas promovidas pelo estado de Israel.
Sobre a profissão de Amós, ele tinha três ocupações: pastor (de gado miúdo 4), vaqueiro e colhedor de sicômoros 5, da família das figueiras.
5. Data:
Em Am 1,1 se faz referência a Ozias, rei de Judá e Jeroboão II ( 750 a.C), rei de Israel e segundo nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém que descreve que escavações em Hazor confirmam que terremoto possa ter ocorrido em meados do século VIII. A aproximação que muitos autores fazem é que o livro de Amós a partir destes dados possa ser de meados do século VIII. Já Wolff divide o livro de Amós em seis extratos, sendo três do século VIII e três interpretações posteriores.
6. Lugar:
O contexto em que vivia Amós era de um ambiente rural como podemos observar em Am 4,7 “Eu também vos privei da chuva quando ainda faltavam três meses para a colheita”. Em Técua um povoado de Judá, localizado a 9 km sudoeste de Belém em uma elevação de 920 metros;
7. Conteúdo
As pessoas eram vitimas de um processo de empobrecimento que era fortalecido por uma política usurpadora pela retirada extorsiva da produção camponesa mediante o tributarismo. Trabalhavam e não usufruíam dos frutos de seus trabalhos. O profeta Amós é quem vai denunciar este sistema político, social e religioso que explorava o povo na época.
Bibliografia
BÍBLIA.
...