Análise Elementar e Reações por Via Seca
Por: Gabriella ladeia • 8/4/2016 • Relatório de pesquisa • 964 Palavras (4 Páginas) • 573 Visualizações
Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE
3°Período de Farmácia
Química Analítica
Prof. Samuel Góes
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA II
Análise Elementar e Reações por Via Seca
Eliane dos Santos Cordeiro
Gabriella Ladeia de Oliveira
Laysla Ariadna Santos Castro
Rafael Oliveira Drumond
29 de fevereiro de 2016
Montes Claros / MG
INTRODUÇÃO
O Reativo de Lucas foi preparado pela dissolução de 48 g de cloreto de zinco anidro em 30 mL de ácido clorídrico concentrado, 12 N (37%), com resfriamento em gelo, para evitar a saída do gás HCI. O reativo de Lucas é uma solução de cloreto de zinco em ácido clorídrico concentrado, utilizado para a identificação de álcool primário, secundário e terciário, levando em conta a velocidade da reação. Os alcoóis com menos de seis carbonos são solúveis nesse reagente, mas os haletos correspondentes não são. A formação do cloreto a partir do álcool é indicada por uma turvação da mistura. Essa turvação aparece imediatamente se o álcool é terciário, demora cerca de cinco minutos no caso de alcoóis secundários e nos alcoóis primários praticamente não aparece. A função do cloreto de zinco no Teste de Lucas é garantir a velocidade maior da reação, portando esse sal age como um catalisador de reações de substituição em alcoóis orgânicos. Ordem de reatividade dos alcoóis: terciário > secundário > primário. Os alcoóis secundários e terciários podem reagir por um mecanismo que envolve a formação de carbocátions. Na química orgânica, o grupo -OH- aparecem nos alcoóis, fenóis e ácidos carboxílicos. Nesses compostos, o grupo -OH- não tem caráter básico nem a relatividade que caracteriza as bases inorgânicas. No entanto, substâncias muito relativas podem substituir o -OH- dos alcoóis, fenóis e ácidos carboxílicos, dando origem a compostos orgânicos importantes.
OBJETIVO
Produzir análise elementar de alguns compostos orgânicos, ensaio qualitativo de via seca por aquecimento e teste de chama.
MATERIAIS E REAGENTES
Tubo de ensaio
Pipeta Pasteur
Ciclo-hexano – 1ml (20 gotas)
Permanganato de Potássio ( KMnO 4 ) - 2gotas
Reagente de Lucas – 3ml
Etanol – 5 gotas
Ciclo-hexanol – 5 gotas
Álcool ter-butílico – 5 gotas
Ácido Acético – 1ml
Bicarbonato de Sódio ( NaHCO3 ) – 1ml
Espátula
Sulfato de cobre pentahidratado
Bico de Bunsen
Garra de madeira
Água destilada – 1ml
Fio de Cobre
Pinça de metal
Fita de Magnésio
Vidro de Relógio
PROCEDIMENTO
Iniciou-se a aula no laboratório de química, fazendo-se alguns experimentos.
Análise Elementar.
1. Insaturação: Colocou-se 1ml de ciclo-hexano em um tubo de ensaio e adicionou-se 2 gotas de solução de permanganato de potássio (KMnO4 ) .
2. Grupo Carboxila: Em um tubo de ensaio colocou-se 1ml de ácido acético e adicionou-se 1ml de solução de bicarbonato de sódio ( NaHCO3 ) e observou-se os resultados.
3. Posição do Carbono: Colocou-se 1ml de reagente de Lucas em 3 tubos de ensaio, no primeiro tubo adicionou-se 5gotas de etanol, no segundo adicionou-se 5 gotas de ciclo-hexanol e no terceiro adicionou-se 5 gotas de álcool ter-butílico e observou-se os resultados da experiência.
Reações por Via Seca
4. Aquecimento: Em um tubo de ensaio com o auxilio de uma espátula, colocou-se certa quantidade de sulfato de cobre pentahidratado,
...