TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Cromatografia

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Nesta etapa do estudo da química experimental, será feita uma análise cromatográfica em relação às tintas de canetas no papel. Para isso devemos conhecer o conceito de cromatografia, que nada mais é do que uma técnica de separação dos componentes de uma mistura homogênea com base nas suas diferentes afinidades para serem retidos por um material estacionário. A cromatografia é uma técnica de separação que pode ser usada para amostras diminutas. Atualmente é utilizada como uma técnica de análise qualitativa, ou seja, na identificação de substâncias. A cromatografia baseia-se na distribuição relativa dos componentes da mistura em duas fases: uma fase estacionária e uma fase móvel.

Dentro da análise cromatográfica, se faz o cálculo do fator de retenção (Rf). O fator de retenção (Rf) é a distância percorrida por cada composto utilizado na amostra, dividido pela distancia percorrida pelo solvente. O cálculo de fator de retenção é feito pela seguinte equação (1):

                                                                       (1)[pic 1]

: fator de retenção;[pic 2]

: distancia percorrida pelo composto;[pic 3]

: distância percorrida pelo solvente;[pic 4]

Neste experimento, foram calculados os fatores de retenção das tintas de cor azul, vermelha e verde. [1]

2. OBJETIVOS

I) Separar os componentes coloridos das tintas de canetas de diversas cores utilizando cromatografia sobre papel;

II) Calcular valores de Rf (fator de retenção) para alguns componentes (cores) do cromatograma e comparar seus valores com os obtidos em cromatogramas de tintas de cores diferentes, para os mesmos componentes (cores).

3.1. MATERIAIS

Os materiais utilizados foram: béquer, caneta hidrocor, papel de filtro e álcool.

3.2. MÉTODOS

Em um primeiro momento, cortou-se o papel de filtro em tiras em aproximadamente 30 x 5 cm, marcando três pontos com cores diferentes distanciados a 1 cm um ao outro, a 2 cm da parte de baixo da folha e a 1 cm da parte lateral da mesma. Após esse procedimento, em um béquer com aproximadamente 50 mL de álcool, colocou-se o papel de filtro; porém a tinta não podia entrar em contato diretamente com o álcool, em seguida fechou-se o béquer e observou-se a subida da altura da tinta.

Passados alguns minutos, retirou-se o papel do béquer e marcou-se com um lápis a parte de cima da tinta e mediu-se a altura do produto “deslocado” para calcular o Rf (fator de retenção) das três cores. A figura abaixo representa a cromatograma das tintas.

Figura 1 – Cromatografia em papel (cores: vermelho, azul e verde).

[pic 5]

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Com os valores das alturas das tintas obtidas experimentalmente, é possível calcular o fator de retenção pela fórmula: Rf = d/ds, onde d é o quanto o produto subiu e ds é o nível que o solvente, que no caso é o álcool, atingiu, o qual se obteve experimentalmente 8.8 cm.

Tabela : valores experimentais da distância da tinta (d) e fator de retenção (Rf).

d (cm)

Rf

6

0.68

8.8

1

8.8

1

Onde os valores de 6, 8.8 e 8.8 cm, representam o nível que as tintas vermelha, azul e verde atingiram respectivamente.

        Com os fatores de retenção, é possível observar a mudança de cor nas amostras.

        Em relação à cor azul, esta possui uma força de propulsão maior do que a de retardamento, pois o fator de retenção, estipulada em um tempo máximo, foi de; Rf = 1, nisto é possível visualizar separação das cores da amostra original, passando pelo azul, azul escuro, atingindo a uma cor próxima do roxo, de acordo com a Figura 1

Para a cor verde, a força de propulsão também é maior do que a de retardamento, pois ate o final do experimento à cor em questão não se extinguiu, resultando em, Rf = 1; nesta também é possível observar a separação da composição da cor verde, resultando em um azul claro no final do experimento, conforme Figura 1.

Com a analise da cor vermelha é possível visualizar que seu fato de retenção foi inferior das outras cores, devido a sua força de retardamento ser maior que a força de propulsão em um determinado tempo, resultando em, Rf = 0,68; nisto é possível visualizar que a cor final se aproxima de rosa conforme Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com