As Misturas Químicas
Por: Juliane Muniz • 13/5/2019 • Relatório de pesquisa • 708 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Tubo 1- foi adicionado ao tubo 3 mL de álcool comercial e 2 mL de removedor comercial (querosene), foi observado que que a mistura das substancia não se misturaram resultando em uma solução heterogênea, em que a parte superior seria o querosene, ou seja, ele possui menor densidade que o álcool que ficou na parte inferior. O álcool é um composto molecular e também polar, pois apresenta o grupo hidroxila (OH) em uma extremidade e dessa forma realiza entre suas moléculas a força de atração dipolo-dipolo ao contrário do querosene que também é um composto molecular, mas é um composto apolar, e dessa forma é atraído entre suas moléculas por força de dispersão.
Tubo 2- foi adicionado 2 mL de álcool comercial e 3 mL de removedor comercial e uma gota de corante de alimento. Após um tempo depois que misturamos foi observado que somente o álcool diluiu o corante permanecendo na parte inferior do tubo e o removedor ficou na parte superior sem se misturar, observando assim duas fases, uma solução heterogênea. O corante é polar pois é constituído de uma mistura de água, álcool etílico (que são polares) e outras substâncias que dão a cor, dessa forma ele se diluiu somente no com álcool ( um composto molecular) que também é polar, mas não se misturaram com o querosene, um composto molecular que é apolar e por isso realiza atração de dispersão, diferente das reações intermoleculares realizadas pelas outras moléculas que são polares.
Tubo 3- foi adicionado 3 mL de álcool comercial e 2 mL
Tubo 4- no tubo foi adicionado 3 mL de removedor comercial (querosene) e 2 mL de óleo de cozinha, foi observado que as duas substâncias ficaram diluídas, ficando homogêneas em uma única fase, concluindo assim que as duas substâncias são apolares para que dessa forma se misturem, pois possuem as mesmas forças intermoleculares entre suas próprias moléculas.
O removedor comercial (querosene) é um hidrocarboneto alifático, dessa forma é uma substância molecular, pois realiza somente ligações covalentes. Suas moléculas se atraem através forças de dispersão, por serem moléculas apolares formam dipolos induzidos instantaneamente.
O óleo vegetal de soja (óleo de cozinha) é um composto apolar,
Tubo 5- foi adicionado ao tubo 3mL de água e uma pequena espátula de sal de cozinha.
O sal de cozinha é o cloreto de sódio, NaCl, sendo um composto iônico, por realizar ligação iônica entre o Na (sódio) que é o cátion, e o Cl (cloreto) que é o ânion, sendo assim é um composto polar que realiza entre suas moléculas
A água, H2O, é um composto molecular pois realiza ligação covalente entre seus átomos, sendo polar pelo fato de oxigênio ser o elemento mais eletronegativo tornando-se o polo negativo e o hidrogênio o polo positivo, influenciando também pela repulsão elétrons livres do oxigênio exercido nos hidrogênios. A água realiza entre suas moléculas a ligação de hidrogênio.
A mistura entre sal de cozinha e água gera uma solução homogênea sem corpo de fundo, ou seja, totalmente dissolvida. A interação exercida entre as duas substâncias seria o íon-dipolo, pois a água envolve os íons do sal (NaCl) separando-os, dessa forma o oxigênio (polo negativo) envolve o sódio (cátion, polo positivo) e o hidrogênio (polo positivo) envolve o cloro (ânion, polo negativo).
Tubo 6- foi adicionado ao tubo 3mL de removedor comercial (querosene) e uma espátula de sal. Foi observado que o sal não dissolveu no querosene, formou corpo de fundo na parte inferior do tudo, abaixo do removedor. Isso se deu pois o removedor é apolar, e o sal é polar.
...