As Tecnologias e a indústria química- Técnicas de Produção e Qualidade
Por: Kellysilva7 • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 309 Palavras (2 Páginas) • 185 Visualizações
UNIFEOB
CENTROUNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS
PROJETO INTEGRADO
São João da Boa Vista
Março de 2018
UNIFEOB
CENTROUNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS
As tecnologias e a indústria quimica- Técnicas de Produção e Qualidade
Patrícia Carolina da Silva15000512
Kelly Regiane Silva15000010
Isabela Carolina Albino Tassi15000734
São João da Boa Vista
Março de 2018
Processo de fabricação da vodka
Resumo
O processo de fabricação da vodka se dá atraves de materias primas como grãos ou tuberculos. O amido do trigo pode ser utilizado atraves da sua conversão em açucar fermentavel para obtenção do alcool, permitindo a produção de um destilado com alto grau de pureza e neutralidade. Já com o uso de tuberculos como a batata a qualidade da bebida é inferior devido a sua fermentação produzir residuos dificeis de serem produzidos no processo de purificação, além de necessitar de uma maior quantidade quando comparada com a utilização de grãos.
Para a constituição da composição da vodka estao presentes o melaço que favorece um sabor mais adoçicado, o malte para obtenção do mosto, o levedo como agente catalisador, acelerando a fermentação do mosto, e a agua; segundo principal ingrediente da vodka.
Atualmente a vodka é destilada em um equipamento de destilação contínua, no qual o mosto inicial é aquecido e seus vários componentes evaporam a diferentes temperaturas. Este equipamento permite que a destilação separe todos os componentes num processo único. O equipamento básico consiste em duas colunas: o analisador e o retificador.
Após a destilação e a retificação a vodka é reduzida ao teor alcoólico desejado pela adição de água, sendo depois filtrada e purificada, onde suas características são removidas, tornando o destilado o mais claro e puro o possível, seguindo os padroes estabelecidos conforme a regulamentação da ANVISA (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria) transcrita na lei nº 8.918/1994 que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.
...