Tecnologia, métodos e estratégias atuais na busca de qualidade e produtividade da empresa
Projeto de pesquisa: Tecnologia, métodos e estratégias atuais na busca de qualidade e produtividade da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaela21 • 24/3/2014 • Projeto de pesquisa • 7.481 Palavras (30 Páginas) • 395 Visualizações
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
TECNOLOGIA DE GESTÃO
São Caetano do Sul/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1.___________ 4
1.1._________ ______4
2.1.__________ 7
2.2. ____________ 10
2.3. ____________11
3.1. ____________12
3.2. ____________27
3.3. ____________30
CONSIDERAÇÕES FINAIS ______32
INTRODUÇÃO
No trabalho aqui apresentado mostraremos a nossa compreensão da tecnologia atual, com técnicas e estratégias na busca da qualidade e produtividade da empresa.
Através de pesquisas dos temas referentes ao trabalho e explicações em sala de aula, podemos montar um trabalho compreensível e com total conhecimento do assunto.
1.
A empresa estudada é a Le Postiche Center Couros LTDA, uma empresa que atua com venda varejo de malas, bolsas e acessórios. As lojas já estão espalhadas por todo o Brasil, com mais de 500 funcionários.
Visão: A mulher contemporânea desempenha diferentes papéis na sociedade: mãe, mulher, profissional, indivíduo.
Tempo para atender e equilibrar estes papéis é o seu grande desafio.
Acreditamos que cada momento precisa ser vivido com intensidade e harmonia em busca da felicidade.
Missão: Facilitar a vida da mulher em seus diferentes momentos, oferecendo soluções em acessórios, através de uma rede de Relacionamento que gera valor e realização para todos os envolvidos.
Nome do contato: Camila - Gerente
1.1.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
As sociedades sempre passaram por mudanças no caminhar da história humana. No que tange às Organizações (empresas), estas também tiveram que adaptar-se a essas mudanças sejam elas tecnológicas, políticas, ecológicas ou em aspectos sociais.
Na busca por eficiência e eficácia as empresas precisam compreender o ambiente interno e externo no qual esta inserida, perceber que há um aprendizado constante e contínuo, e que sofre influência deste.
PARADIGMAS E QUEBRA DE PARADIGMAS
Podemos definir paradigmas como as teorias e processos dominantes, num certo período, com funções normativas e postulando o que é ou não possível a respeito da constituição e funcionamento do mesmo.
Dentro das organizações esses paradigmas normatizam os diversos processos além de oferecer uma visão padronizada acerca do conjunto de problemas possíveis e a forma de resolvê-los.
Em relação à quebra de paradigmas, implica em reajustar as crenças, incorporando uma nova perspectiva baseada em um novo conhecimento adquirido e não, necessariamente, numa transformação radical imposta.
COMO A EMPRESA DEVE SE PREPARAR PARA MUDAR SEMPRE QUE NECESSARIO
As empresas modernas devem ter em mente que o ambiente a que pertence está em frequente movimento, e ter um olhar atento para adaptar seus sistemas a estas mudanças sempre que necessário.
O gestor ao perceber essas mudanças e a necessidade de inovar, de forma a alterar os paradigmas dos processos existentes, terá que provocar mudanças muitas vezes não bem vindas de início, pois podem alterar as estruturas hierárquicas formais e rígidas existentes, além das normas, procedimentos, controle e a cultura organizacional da empresa. O primeiro ponto a considerar neste processo de mudança é o agente de mudança, ou seja, a pessoa da empresa ou não que irá gerenciar o processo.
O gerenciador do processo de mudança, após estabelecido o que deverá ser mudado, como e quais colaboradores serão afetados, deverá fazer uma avaliação do processo e agir de forma a prevenir o estresse organizacional. Para isto deverá fazer uso de ferramentas de ciência comportamental para influenciar adequadamente as pessoas durante o processo de mudança.
CONCEITO DE GESTÃO
Ato de gerenciar e administrar, orientado nos princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa, em direção ao objetivo fixado pela organização. Cabe à gestão a otimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informação relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.
Segundo o conceito clássico, desenvolvido por Henri Fayol, o gestor é definido pelas suas funções no interior da organização: é a pessoa a quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atuar, através do planejamento, da organização, da liderança ou direção e do controle, a fim de atingir os referidos objetivos. Daí se conclui que o gestor é alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, implementa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando (ou liderança) e de controle.
OS VÁRIOS PAPÉIS DO GESTOR
As funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, porém,
...