As correntes aplicadas em estética
Artigo: As correntes aplicadas em estética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaqueeclara • 14/4/2014 • Artigo • 878 Palavras (4 Páginas) • 535 Visualizações
AS CORRENTES APLICADAS EM ESTÉTICA
Corrente Galvânica é uma corrente contínua, unidirecional, constituída por um fluxo de elétrons. Fluí em um só sentido e permanece constante. Tem a propriedade de deslocar ions. O efeito fundamental que caracteriza a passagem da corrente galvânica é sua ação eletrolítica.
Eletrólitos são substâncias que dissolvidas em água permitem a passagem da corrente de um polo (+) para outro polo (-), através de eletrodos, que são condutores metálicos conectados à uma diferença de potencial (d.d.p.)
Os sais, bases e os compostos metálicos binários são eletrolíticos. No organismo humano, quando os íons chegam aos tecidos e perdem sua carga, tornam-se quimicamente ativos. Nas aplicações estéticas, o transportes de íons efetua-se através das paredes da membrana celular de distinta permeabilidade. Entre as mesmas produzem contínuo intercâmbio. A aplicação do efeito eletrolítico da corrente galvânica são utilizados em ionização e eletrólise.
O ion é um átomo que perdeu a sua neutralidade. Se colocarmos uma pedrinha de sal grosso (sódio) em um copo d'água e observarmos o seu desaparecimento rapidamente, o cloreto de sódio dissolverá em água. Desta simples experiência, observamos uma separação ou dissociação molecular, produzida por um fenômeno químico chamado dissolução.
A molécula é dissolvida na água, os átomos que a constituem podem:
a) perder um ou mais dos seus elétrons, ficando com menos cargas negativas, logo permitindo que as cargas positivas do núcleo se revelem mais fortes, transformando-se em um átomo de polaridade positiva.
b) ou podem incorporar, isto é, absorver para si um ou mais elétrons, ficando com mais cargas negativas, transformando-se em átomo negativo.
Todos os átomos não metais se transformam em negativos, os metais que são por natureza mais pesados, tem mais elétrons, porque tem um núcleo maior, e podem perder os seus elétrons. Os não metais pelo contrário, ganham elétrons.
A gordura não dissolve-se em água, não havendo dissolução, não há ions, não havendo ions não há ionização.
A ionização é uma das propriedades fundamentais da matéria, portanto ocorre perda ou ganho de um ou mais elétrons dos átomos, elétrons que saem e vão para as últimas órbitas mais afastadas do núcleo central do átomo, sendo assim, por estarem afastados do núcleo, sofrem menor atração.
A ionização de uma solução aquosa, por uma corrente contínua galvânica, os ions positivos serão atraídos pelo eletrodo negativo, que denomina-se de CATODO. Os ions negativos serão naturalmente atraídos pelo polo positivo, que chama-se ANODO. Ao contato com estes eletrodos, os ions perdem a carga elétrica que tinham e deixam de ser ions, pois perdem ou ganham elétrons equilibrando-se; transformando-se em átomos livres, não eletrificados neutros.
O processo de migração e transferência de ions, presente em solução em uma direção definida, por efeito de uma corrente contínua é chamada de IONTOFORESE.
1 - polos do mesmo sinais se repelem (+ com +)
2 - polos de sinais diferentes se atraem (- com +)
Na ciência estética o objetivo é atravessar a membrana celular com ions ativos e de ação específica, deve-se escolher por eletrodos ativos, de mesma polaridade da substância eletrolítica, respondendo a regra da repulsão elétrica dos corpos de mesmo sinal, o que cria a migração de ions, através das camadas dérmicas e mesmo até o tecido subjacente (subcutâneo).
Os eletro-positivos que penetrarão sobre o eletrodo, são os metais e os alcalóides (base de substância alcalina de pH maior que 7). Os eletro-negativos, são os não metais, os metalóídes os ácidos e todos os radicais ácidos (substância de pH menor que 7).
Efeitos Polares
Polo positivo - libertação de oxigênio, reação ácida, coagulação, repele os metais e vasoconstritor;
...