Atividade de Físico-Química experimental II
Por: juh12345 • 14/9/2017 • Resenha • 724 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
Diretoria de Ensino Superior
Departamento Acadêmico de Química - DAQ
Disciplina: Físico-Química II Professor:
Aluna:
Atividade de Físico-Química experimental II
- Classifique o grau de risco, de acordo com a norma, dos reagentes empregados nos experimento de 1 a 6.
No experimento 1, não foi utilizado nenhum reagente que represente algum perigo, uma vez que, foi utilizado apenas leite, agua, areia e cloreto de sódio.
No experimento 2, os reagentes usados foram o iodeto de potássio que não é considerado perigoso, e o nitrato de potássio que é irritante e oxidante, nocivo se ingerido, e inflamável em contato com substancias combustíveis.
No experimento 3, foi usado o dicromato de potássio que é classificado como Tóxico - Categoria 3, Provoca queimaduras. Pode causar cancro. Pode causar alterações genéticas hereditárias. Muito tóxico para os organismos aquáticos. Favorece a inflamação de matérias combustíveis. Pode causar sensibilização por inalação e em contato com a pele. Pode comprometer a fertilidade. Risco durante a gravidez com efeitos adversos na descendência. Muito tóxico por inalação. Tóxico por ingestão. Tóxico: risco de efeitos graves para a saúde em caso de exposição prolongada por inalação. Nocivo em contato com a pele.
No experimento 4, foram empregados o iodeto de potássio que não é classificado como perigoso, o nitrato de chumbo que é nocivo por ingestão e inalação, o tiocianato de potássio que é nocivo por ingestão e em contato com a pele, o nitrato de ferro III que favorece a inflamação de matérias combustíveis. Irritante para os olhos, vias respiratórias e pele.
No experimento 5, foi proposto o uso de um comprimido de vitamina C, vinagre que não representam perigo e o iodato de potássio que favorece a inflamação de matérias combustíveis.
No experimento 6, foi usado um comprimido de vitamina C, que não representa perigo, sulfato de cobre Nocivo por ingestão. Irritante para os olhos e pele, a agua oxigenada 10 e o dióxido de manganês, nocivo por ingestão. Irritante para os olhos e pele.
2)Descreva o procedimento de segurança e descarte dos resíduos resultantes dos experimentos 1 a 6.
No experimento 1 e 2 todos os resíduos puderam ser descartado na pia uma vez que os reagentes usados foram o cloreto de sódio, iodeto de potássio e nitrato de potássio, e os ânions nitrato (NO3-), (Cl-), iodeto (I-) e os cátions potássio (K+), sódio (Na+); não possuem restrição individual de lançamento no sistema público de esgotamento sanitário, segundo a Norma Técnica COPASA T. 18.
No experimento 3 foi usado o dicromato de potássio, o dicromato pode ser reduzido por hipossulfito de sódio. O excesso de hipossulfito deve ser destruído com H2O2. Depois disso, diluir e descartar na pia.
No experimento 4, os resíduos gerados foram o nitrato de potássio qe pode ser descartado na pia, o dicromato de potássio (cujo tratamento já foi citado), e o iodeto de chumbo. O tratamento para os sais de chumbo: adicionar, sob agitação, uma solução 0,1% de metassilicato de sódio. Ajustar o pH em 7,0 com ácido sulfúrico 2,0 mol L-1.
Deixar a solução em repouso por uma noite. Filtrar o precipitado ou evaporar a solução na capela. Guardar o material sólido em recipiente de plástico.
Verificar se sobraram íons chumbo no sobrenadante. Repetir o procedimento até não apresentar mais precipitação. Descartar a fase líquida na pia. (Pb2+ + Na2SiO3 → PbSiO3 (insolúvel) + 2Na+)
No experimento 5, o reagente proposto foi o iodato de potássio que pode ser reduzido por hipossulfito de sódio. O excesso de hipossulfito deve ser destruído com H2O2. Depois disso, diluir e descartar na pia.
...