Atividade pratica supervisionada - química
Seminário: Atividade pratica supervisionada - química. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luzivaldo • 24/11/2013 • Seminário • 3.238 Palavras (13 Páginas) • 312 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
TURMA: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÉRIE 2°
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA – QUIMICA
ALUNOS (AS):
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA – QUIMICA
PROFESSOR-
LIMEIRA,
FACULDADE ANHANGUERA EDUACIONAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2°A
TÍTULO: ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA - QUÍMICA
Trabalho de Química do curso da Faculdade de Engenharia Produção Anhanguera Educacional sob orientação do professor Robson.
LIMEIRA-SP
09/2013
“O alumínio é um metal de grande importância para a nossa sociedade. Sua produção supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. Além de ser um material leve, durável e bonito, o alumínio pode ser reciclado, promovendo economia de energia e colaborando para preservação ambiental”
Principais características físico-químicas do alumínio, propriedades extensivas e
intensivas do alumínio.
Símbolo Al
Numero atômico 13
Massa atômica 3
Estado de oxidação 26,981.54 g/mol
Ponto de fusão 660,45 c
Ponto de ebulição 2520 c
Densidade 2,7 g/cm3
Potencial de ionização 5,98 ev
Potencial de elétrico 1,66V
Eletro negatividade 1,5
Volume Atômico 9,99cm3
Entalpia de fusão 10.71kj/mol
Entalpia de vaporização 143.9kj/mol
Pressão de vapor 1 mm hg a1284 c
Solubilidade solúvel em Hcl, h2so4, água quente
Soluções alcalinas
As propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, São independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado do sistema. Já as propriedades extensivas,tal como nome indica,dependem da extensão do sistema, isto é, varia de forma proporcional com o tamanho ou quantidade de matéria existente num dado sistema. Propriedades Extensivas: Massa (m em kg) voluma (V em m-3), quantidade de substância (N em Mol) energia interna (U em J), entalpia (h em J) entropia (S em J/K), capacidade calorífica (Cp ou Cv em J/K) energia de gibbs (Gem). Propriedades Intensivas: Temperatura (T em K pressão P em Pa), massa vômica (P em Kg-m-3),ponto de fusão(T em K),ponto de ebulição (T em K). Quando - se exprime uma propriedade extensiva em fusão de outra propriedade extensiva obtém-se uma propriedade intensiva. Por exemplo quando se exprimem as propriedades termodinâmicas entalpia ou entropia em função da quantidade de substância, obtém-se as respectivas propriedades intensivas, entalpia molar e entropia Molar,com unidades S/ de J-mol . Da mesma forma, se a entalpia ou a entropia, por exemplo, forem expressas em função da massa do sistema, obtém-se as propriedades intensivas, entalpia e entropia especificas com unidades S l de J-Kg-1.As propriedades intensivas obtidas por combinação de propriedades extensivas incluem o volume molar (Vm em M-3.mol),o voluma especifico (V em M-3Kg-1)a massa molar (M em Kg mol-1) ou a capacidade calorífica especifica(Cp ou Cv em Kg-1) em molar (Cp ou Cv em JK-1.mol-1).
“O aço pode ser substituído pelo alumínio”
Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica e automobilística. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor. O alumínio é resistente, não é tóxico como metal, não-magnético, e não cria faíscas quando
...