Audio Digital - Unisul
Casos: Audio Digital - Unisul. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: yukisagara • 8/9/2014 • 2.222 Palavras (9 Páginas) • 556 Visualizações
1. Faça uma pesquisa na internet e no material didático para resolver o seguinte caso: suponhamos que você precise elaborar um orçamento para uma publicidade onde todo o processo se constituiria de música e dublagens.
a) Como você elaboraria este orçamento? Quais seriam as funções orçadas? (1,5 pontos)
Existem três etapas que devem ser levadas em consideração em todo o planejamento de gastos: a pré-produção, a produção e a finalização (pós-produção).
Na pré-produção é onde será elaborado o roteiro, avaliado o tempo e demais despesas que o projeto necessitará, equipamentos e materiais utilizados, local para gravação, definido a equipe que participará do projeto desde gravação até sua finalização, assim como a quantidade e os atores que farão as dublagens. Na produção é onde o projeto começa a tomar forma, onde serão realizadas as gravações de áudio. Logo após teremos a pós-produção, onde serão feitas as edições e a finalização do projeto, onde teremos o processo de masterização e a entrega do material.
Para elaborarmos um orçamento para um projeto como o citado no exemplo, de uma publicidade que envolverá apenas músicas e dublagens, devemos levar em consideração alguns detalhes importantíssimos:
• Duração: qual será o tempo de duração do projeto. Uma publicidade geralmente leva alguns segundos ou poucos minutos.
• O quanto o cliente pretende investir: assim podemos elaborar um orçamento com base no valor que o cliente pode investir no projeto.
• O que será feito: se o projeto terá apenas uma trilha musical de fundo, uma produção maior com efeitos na voz e no áudio, várias trilhas sonoras, etc.
• Onde será veiculado o projeto: se é uma gravação apenas para apresentação interna ou exibição para um publico maior, se será em rede nacional, em radio local, em carro de som, etc.
• Como será criado o roteiro: Se é do próprio cliente, criação da empresa ou se será elaborado por ambos.
• Quem serão as pessoas envolvidas: Uma produção desse tipo envolve alguns profissionais da categoria de produção publicitária para rádio, tais como: Músicos, cantores, backing vocais, técnicos e produtora de áudio. Na criação de jingles publicitários podemos contar também com letrista, melodista e arranjador (produtor musical). Podemos citar também técnico ou diretor de dublagens, técnico de manutenção eletrônica, técnico operador de mixagens, técnico de gravação de som, técnico em transferência sonora, musico de estúdio, diretor artístico, administrador, entre outros. Vale lembrar também que a gravação pode ser realizada numa home Studio onde um profissional muitas vezes exerce mais de uma função.
• Quem serão os dubladores/locutores: Alguns profissionais mais conhecidos costumam cobrar um valor mais elevado para utilização de sua voz. Também poderá ser levado em conta o tempo em que o projeto será veiculado, se for por um curto período, por um período mais longo... Em alguns casos profissionais da voz cobrarão menos quando a exposição de sua voz for por um curto período, ou até mesmo para um menor grupo de pessoas.
• Qual será a trilha sonora: Não se pode utilizar uma obra musical sem a devida autorização do autor e da gravadora que produziu a musica. Poderá também ser criada uma nova, com seus devidos custos.
• Local da gravação: o texto a ser gravado também sofrerá variações de valores pelo local onde será gravado, por exemplo, em uma produtora com vários profissionais envolvidos, ou em uma home Studio.
• Os equipamentos a serem utilizados: No caso serão avaliados quais e quantos equipamentos serão necessários dependendo do que o projeto necessite.
• O prazo de entrega: Se for um projeto com maior urgência será cobrada um taxa, devido ao fato de que a empresa ou autônomo que estará realizando o projeto tenha que passá-lo na frente dos outros clientes que também aguardam por seus projetos finalizados, e por demais contratempos que um prazo curto gera.
Ou seja, quanto maior as exigências do cliente, maior o custo final.
b) E para um documentário, onde somente o som direto seria utilizado? Quais seriam as funções orçadas? (1,5 pontos)
Um Documentário também passará pelos mesmos processos de Pré-produção, Produção e pós-produção. Portanto o orçamento também levará em conta os itens descritos acima.
• Duração: um documentário exige uma maior duração, pois explora mais sobre um determinado assunto, levando o projeto há ter um maior tempo de duração nas gravações.
• O quanto o cliente pretende investir:
• O que será feito:
• Onde será veiculado o projeto:
• Como será criado o roteiro: Nesse caso o roteiro passa a ser maior, pois um documentário abrange muito mais informações que um projeto de publicidade.
• Quem serão as pessoas envolvidas: Neste caso, o documentário pode contar com apenas um locutor, narrando todo o roteiro, ou também poderá contar com outras pessoas, por exemplo, com entrevistas para reforçar as ideias, com mais um locutor para criar um dialogo, etc. Teremos também o técnico de som direto, técnico de som guia, microfonista, assistente de áudio, operador de mixagens, técnico em gravação, se necessário um sonoplasta, editores, soundesigners,
• Local da gravação: Como se trata de um documentário, poderá ser realizado em uma gravadora, em uma home studio ou até mesmo e outro lugar especifico, já que teremos uma capitação de som direto. Também há a possibilidade de gravações em outros lugares para complementar o documentário. Se caso for necessário será cobrada a despesas de uso do local.
• A autorização de musicas, pessoas, locais, referencias e o que for usado no material que envolva diretos autorais.
• Os equipamentos a serem utilizados: devemos levar em consideração que este projeto requer mais equipamentos do que o projeto da questão “a” por isso será utilizado mais equipamentos e consequentemente também mais pessoas envolvidas.
• O prazo de entrega:
.
2. Faça uma pesquisa
...