Aumento da acidez
Seminário: Aumento da acidez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellingtone • 8/4/2014 • Seminário • 2.725 Palavras (11 Páginas) • 375 Visualizações
Passo 3
O aumento da acidez na chuva ocorre há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Quando o nitrogênio gasoso (N2) e o oxigênio molecular (O2) da atmosfera podem reagir formando o monóxido de nitrogênio (NO). Esta reação não é espontânea, necessitando de muita energia para acontecer. Durante a queima de combustível no motor do carro ou em fornos industriais a temperatura é muito elevada, fornecendo a energia necessária para que ocorra a formação do monóxido de nitrogênio de forma eficiente.
N2 (g) + O2 (g) → 2 NO (g) (em altas temperaturas)
O monóxido de nitrogênio pode ser oxidado na atmosfera que já contém O2, formando o dióxido de nitrogênio (NO2) que tem cor marrom. Muitas vezes, nas metrópoles brasileiras,quando o céu tem um tom marrom em cidades com tantos veículos, se deve à formação do NO2 na atmosfera, somado com a grande emissão de material particulado que também escurece a atmosfera. O dióxido de nitrogênio pode sofrer novas reações e formar o ácido nítrico (HNO3), que contribui para aumentar a acidez da água de chuva.
O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. Este é produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como a gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros, e contém grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera.
De forma equivalente a outros óxidos, o SO2 reage com a água formando o ácido sulfuroso:
SO2 (g) + H2O (l) → H2SO3 (aq)
H2SO3 (aq) → H+(aq) + HSO3- (aq)
O dióxido de enxofre também pode sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3), que por sua vez, em contato com a água da chuva irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.
SO2 (g) + ½ O2 (g) → SO3 (g)
SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)
H2SO4 (aq) → 2H+ (aq) + SO42- (aq)
Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente, causando a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão.
Passo 4
O lançamento de produtos químicos ou de resíduos no solo pode resultar na sua poluição, onde as principais fontes de lançamento são:
Aplicação de defensivos agrícolas ou de fertilizantes, onde são usados no combates de animais nocivos e ervas daninhas alcançando o solo, demorando anos para desaparecer.
Despejo de resíduos sólidos, onde fertilizantes que são usados para melhorar a produção agrícola, quando utilizados em teores elevados alcançam as coleções superficiais ou subterrâneas de água.
Lançamento de esgotos domésticos ou industriais, onde através de praticas inadequadas resultam no carreamento de impurezas para águas superficiais ou subterrâneas, poluindo-as.
Os recursos hídricos, superficiais e subterrâneos, estão sujeitos a poluição por diversas formas:
lançamento de esgotos domésticos ou industriais em coleções superficiais de água;
infiltração de esgoto no solo, até alcançar a água subterrânea, a partir de sistemas de fossa-sumidouro, de depósitos de lixo ou do lançamento de resíduos líquidos no solo;
Carreamento de produtos químicos (pesticidas, fertilizantes etc.), de resíduos sólidos, ou de outros detritos lançados no solo;
Precipitação de poluentes atmosféricos;
Lançamento e infiltração de águas pluviais, as quais, muitas vezes, carreiam esgoto ou lixo.
Os lançamentos de gases e pequenas partículas na atmosfera podem alterar sensivelmente a qualidade do ar, provocando a sua poluição.
Além da quantidade e do teor dos poluentes lançados na atmosfera, alguns fatores ambientais podem influir no processo de poluição do ar.
Normalmente, a temperatura da atmosfera decresce com a altura, ficando as camadas mais frias de ar sobre as camadas mais quentes. Ocorre um movimento ascendente do ar, a partir da superfície da terra, com o ar mais quente (mais leve) subindo e o ar mais frio (mais pesado) descendo. Este fenômeno contribui para a dispersão do ar, no sentido vertical.
As principais fontes de poluição atmosférica são:
Fontes industriais, incluindo as fábricas e outros processos, tais como a queima de combustíveis derivados do petróleo, em fornos caldeiras etc.;
Transportes, compreendendo os veículos automotores de vários tipos e o tráfego aéreo;
Outras fontes, tais como: incineração do lixo; perdas, por evaporação, em serviços petroquímicos; queima de combustíveis para aquecimento de edificações; queima da vegetação (queimadas); consumo de cigarro.
Os principais poluentes atmosféricos são:
Material particulado (fuligem);
Monóxido de carbono;
Óxido de enxofre;
Hidrocarbonetos;
Óxidos de nitrogênio;
Oxidantes fotoquímicos.
Etapa 4
Passo 1
Feito uma pesquisa na instituição em que estudamos, encontramos mais de 360 equipamentos que são alimentados por pilhas e baterias. E concluímos que. Para cada equipamento é indicado um tipo pilha e bateria. E as mais utilizadas são:
Pilhas secas de Leclanché (pilhas comuns ou pilhas ácidas)
Pilhas alcalinas
Baterias de lítio/dióxido de manganês
Pilhas secas de Leclanché
Essas pilhas são formadas basicamente por um envoltório de zinco, separado por um papel poros e por uma barra central de grafite, envolvida por dióxido de manganês
(MNO2), carvão em pó (C) e por
...