Base teórica
Relatório de pesquisa: Base teórica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Briele • 24/1/2015 • Relatório de pesquisa • 1.562 Palavras (7 Páginas) • 491 Visualizações
Aula Prática, Procedimentos e Produção.
SENAI Cetind Madre de Deus
Equipe: Deise Santos, Gabriele Santos, Luana Ferreira e Shirlei Oliveira
Curso: Auxiliar de Laboratório Química Turma: 44843
SENAI Cetind Lauro de Freitas, 12 de Janeiro de 2015, das 10:00h às 17:00h.
1- Fundamentação Teórica
1.1 Filtração Simples e a Vácuo.
A filtração é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou gás-sólido. Como o próprio nome indica, utiliza-se um filtro (um material poroso) para reter as partículas sólidas, separando-as do líquido ou do gás. Existem dois tipos de filtração: a filtração simples ou filtração comum e a filtração a vácuo.
Filtração Simples processo que se destina à separação dos componentes de misturas heterogêneas sólido-líquidas. Filtração a vácuo processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-líquido por meio de pressão negativa.
1.2 Destilação Simples
É usada para separar misturas homogêneas quando um dos componentes é sólido e o outro líquido. A destilação simples é utilizada quando há interesse nas duas fases. Este processo consiste em aquecer a mistura em uma aparelhagem apropriada, como a esquematizada abaixo, até que o líquido entre em ebulição. Como o vapor do líquido é menos denso, sairá pela parte superior do balão de destilação chegando ao condensador, que é refrigerado com água, entra em contato com as paredes frias, se condensa, voltando novamente ao estado líquido. Em seguida, é recolhido em um recipiente adequado, e o sólido permanece no balão de destilação.
1.3 Produção de detergente
Os detergentes são compostos por moléculas orgânicas de alto peso molecular, geralmente sais de ácidos sulfônicos. Cada uma de suas extremidades apresenta carácter polar diferente. Um lado é apolar (hidrofóbico), enquanto o outro é polar (hidrofílico). Essas extremidades possuem propriedades coligativas diferentes. Enquanto uma possui afinidade pela água (polar) a outra possui afinidade com gorduras e outras substâncias não solúveis (apolares). Essa interação resulta em uma estrutura conhecida como micela (algo como uma almofada com milhares de alfinetes espetados), que remove a sujeira, auxiliando na limpeza.
1.4 Produção de Água Sanitária
O hipoclorito de sódio tem propriedades germicidas e, por isso, é amplamente utilizado no tratamento e purificação da água, na desinfecção de legumes, verduras e frutas, na produção de desinfetantes industriais, no tratamento de piscinas para desinfecção da água, na composição de pesticidas convencionais e como agente de esterilização nas indústrias de bebidas como cerveja, vinho e refrigerantes à base de cola. É muito indicado para esterilização de ambientes domésticos como banheiros e cozinhas (partes domésticas mais propícias à proliferação de germes). Outra característica importante do hipoclorito de sódio é a ação alvejante, sendo, portanto, bastante útil no clareamento de tecidos, pisos e azulejos brancos e na indústria do papel. Também pode ser utilizado em tratamentos dentários como solução irrigante (utilidade ainda pouco difundida no Brasil, e que por isso, faz com que muitos dentistas façam uso da água sanitária). Por ser um forte oxidante, deve ser ministrado com cuidado, uma vez que, os produtos da sua oxidação são corrosivos e podem ocasionar queimaduras na pele e nos olhos, principalmente quando em altas concentrações. A reação de hipoclorito de sódio com compostos orgânicos é violenta e dá origem a substâncias tóxicas e até cancerígenas.
1.5 Produção de mini sabonetes
O sabonete é na verdade um pequeno pedaço de sabão. Contudo existem algumas diferenças básicas entre uma barra de sabão e um sabonete, entre as quais se pode destacar que os sabonetes: São preparados com matéria prima purificada e de boa qualidade; Têm seus componentes pesados de forma a produzir um produto balanceado e com as características necessárias; Fazem uso de essências mais caras; Podem ter utilização terapêutica; Não apresentam excesso de soda; Quando apresentam excesso de óleos, esse é controlado; Tem adicionado extratos glicólicos específicos para determinadas funções; Têm um cuidado geral com seu formato e embalagem; Faz uso de corantes a base de água. Em resumo, os sabonetes são sabões especiais feitos para serem utilizados na higienização do corpo humano, apresentando uma qualidade superior aquela desejada nos sabões para uso de limpeza doméstica ou de roupas, devido a qualidade da matéria prima utilizada na sua fabricação e do rigoroso controle no processo de fabricação.
2- Objetivos
2.1 Filtrações simples e a vácuo
Efetuar a filtração simples e a vácuo das misturas de Nitrato de Chumbo e Iodeto de Potássio.
2.2 Destilação simples
Observar a formação do Cloreto de Prata em meio aquoso em presença de Cloreto de sódio.
2.3 Produção de Detergente
Compreender o modo de produção do detergente e produzir o mesmo.
2.4 Produção de Água Sanitária
Produzir água sanitária.
2.5 Produção de Sabonetes
Produzir sabonetes.
...