Berebéri. tiamina
Tese: Berebéri. tiamina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegofiel • 18/12/2013 • Tese • 475 Palavras (2 Páginas) • 295 Visualizações
Beribéri
O QUE É BERIBÉRI?
Beriberi é uma condição patológica em que há uma deficiência de tiamina no corpo. Tiamina, conhecida como vitamina B1, é essencial para a quebra de energia pelo metabolismo de carboidratos, que é a principal fonte de energia do corpo. Essa deficiência deixa o corpo fraco. Assim, o significado literal de beribéri, não posso, não posso, é auto-explicativo. A manifestação clínica da doença envolve mais do que um sistema do corpo embora principalmente envolve o sistema nervoso e do sistema cardiovascular. No entanto, é surpreendente que a deficiência de apenas uma vitamina poderia criar tal grande variedade de sintomas, mas que poderia ser possível que a tiamina é um co-factor em muitos das reações enzimáticas ainda não compreendidas.
TIAMINA:
Tiamina, ou de vitamina B1, a vitamina solúvel em água e susceptível de calor que é necessária para o metabolismo de hidratos de carbono. É necessário para a sobrevivência dos vertebrados e alguns microrganismos.
FONTES DE TIAMINA:
A principal fonte de tiamina para o corpo é através de canais alimentares. Tiamina ocorre naturalmente nos cereais não-refinados e alimentos frescos, legumes, cereais, carnes frescas, vegetais verdes, frutas e leite
A doença foi frequentemente encontrada nos países asiáticos, especialmente antes do século 19, devido à utilização de arroz polido e comida grampeado na região. Assim, a deficiência de tiamina na dieta pode ser causada pela ingestão nutricional geral fraco, por costumes dietéticos que são dependentes de produtos alimentares que têm quantidade inadequada de tiamina, ou o consumo de produtos que contenham tais tiaminase que é uma enzima que metaboliza a tiamina e encurtando o tempo habitual corpo para a sua função, ou compostos antithiamine. Alcoolismo também resulta em deficiência, pois diminui a absorção de tiamina no corpo. Daí indivíduos com má nutrição e alcoolismo são particularmente de alto risco para o desenvolvimento do beribéri.
TIPOS :
Existem dois tipos de beribéri.
1 - beribéri úmido
que afeta principalmente o sistema cardiovascular. O alvo principal é o coração e os vasos capilares. O resultado é um edema dos tecidos periféricos.
2 - Beribéri seco
que afeta principalmente o sistema nervoso. Neste tipo os nervos danificados causa paralisia parcial e desperdício. É também conhecido como neurite endémica.
Sintomas:
Beribéri úmido:
EdemaWaxy skinTachycardiaPallorVomiting
Beribéri seco:
Musculares weaknessLoss wastingMuscle de reflexos do tornozelo e joelho
TRATAMENTO:
O tratamento de escolha em Beribéri é o cloridrato de tiamina. Este regime de tratamento não tem efeitos colaterais, exceto uma ligeira irritação. Outros derivados de tiamina também podem ser utilizados, que são pouco solúveis em água e têm uma maior concentração no sangue do que a tiamina si. Eles podem ser administrados
...