Marxismo Nas RI - Halliday
Ensaios: Marxismo Nas RI - Halliday. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirelleribeiro • 27/5/2013 • 254 Palavras (2 Páginas) • 1.217 Visualizações
UM DESAFIO EVITADO:
Mostrar a interação entre as RI e a tradição marxista
Durante o ultimo século. 0 destino do marxismo nas ciéncias sociais tem sido profundamente ineertn e, em alguns aspectos, a ninblvnléneia se acentuou por eausa do colapso dos movimentos e regimes comunistas desde o final dos anos 1980.
Gramsci: o marxismo se tornou “o senso comum de nossa época”
O marxismo está desacreditado
Qual quer teoria baseada em uma teleogia histórica implícita, emuma ética das consequencias ou na suposição de que alguma sociedade radicalmente diferente pode ser criada foi desacreditada.
Isso não leva a conclusão de que a abordagem do materialismo histórico não possui relevância: na verdade, ela pode constituir uma contribuição importante para a interpretação e, onde for possível e desejável, para a determinação do mundo conteporaneo.
O materialismo histórico nunca ocupou um lugar seguro dentro das relações internacionais.
É um fato indicativo que as RI quase não mencionem o capitalismo, a categoria centyral da analise social moderna do marxismo
Fontes do fracasso: as RI se desenvolveram em universidades do Norte e como um derivado teórico de outras disciplinas das ciências sociais; o prorpio materialismo histórico não desenvolveu o enfoque teórico necessário para oferecer uma contribuição abrangente e inteligível para as RI.
O confinamento da discussão marxista do internacional á questão do “imperialismo” e à interpretação unilateral e banal deste fenômeno foi responsabilidade tanto de seus defensores como de seus opositores.
A ênfase do marxismo em fatores econômicos no âmbito internacional enfraqueceu qualque tentativa de explicar as questoe políticas, ideológicas e de segurança, percebisas pelas relações internacionais como seu domínio exclusivo.
...