Biomassa
Relatório de pesquisa: Biomassa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: filozuadorlucas • 17/9/2014 • Relatório de pesquisa • 381 Palavras (2 Páginas) • 677 Visualizações
Biomassa
A busca por alternativas eficazes de produção de energia, principalmente na sociedade atual onde o consumo de energia se intensifica cada vez mais, fez com que o homem procurasse diversificar a utilização de fontes energéticas. Assim o uso da biomassa pode ser considerado importantíssimo nos dias atuais, já que a principal fonte energética, o petróleo, não é uma fonte renovável. A Biomassa é utilizada antes mesmo da descoberta do petróleo, como a lenha sendo utilizada como fonte energética para produzir calor.
Biomassa é todo recurso renovável que deriva da matéria orgânica, sendo ela vegetal ou animal. Sua decomposição libera CO2, que na fotossíntese é transformado em hidrato de carbono. Sendo controlada de forma racional e eficiente não agrediria o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa. Mas seu uso sem planejamento pode causar grande desmatamento, erosões, perda dos nutrientes do solo e emissão excessiva de gases.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;
- Facilidade de armazenamento e transporte;
- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;
- Alta eficiência energética;
- É uma fonte energética renovável e limpa;
- Emite menos gases poluentes.
Existem diversas formas para produzir a biomassa, com grande variedade de fontes, como resíduos agrícolas, industriais, urbanos e as plantações que são exclusivamente para produção de biomassa. As tecnologias para os processos de conversão são diversas incluindo combustão ou queima para a obtenção da energia térmica até processos físicos-químicos e bioquímicos complexos para a obtenção de combustíveis líquidos e gasosos.
Entre as principais formas de biomassa de cultivo agrícola estão a o bagaço de cana, que é uma das mais importantes na produção de energia em caldeiras para usinas no contexto brasileiro, a casca de arroz, cascas de castanhas, côco da bahia, côco de babaçu e dendê, cascas de laranjas, entre outras mais. E de origem vegetal a madeira é a maior fonte energética de biomassa, que vem sendo usada de forma irracional, sendo 60% de matéria total sendo desperdiçada nas serrarias durante o processamento primário. Em geral, mais 20% são desperdiçados no processamento secundário, gerando um imenso volume de resíduos, de acordo com o LPF/Ibama.
Portanto a produção de biomassa é importantíssima no desenvolvimento de novas alternativas energéticas, sendo ela já empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel e o biogás.
...