TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPOSTOS DE CARBONO - DIÓXIDO DE CARBONO

Por:   •  24/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO.

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA - DAQ

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I

ALINE ROBERTA – 20171LQ-0284

Prof.ª Dr. GRAÇA SAMPAIO

PRÁTICA 04: ELEMENTOS E COMPOSTOS DO GRUPO 14

SÃO LUÍS

2018

COMPOSTOS DE CARBONO - DIÓXIDO DE CARBONO

Colocou-se 20 g de CaCO3 em um kitassato. Seguidamente, adicionou-se uma solução de HCl  por meio de um funil de separação, até que o CaCO3 fosse coberto pelo ácido. Aguardou-se o gás ser desprendido através da reação, borbulhasse em um béquer de 50 mL que continha água destilada, canalizado por uma mangueira de borracha. Anteriormente, aferiu-se o pH da água destilada (pH = 7,0). Na sequência, borbulhou-se o gás em um tubo de ensaio, que continha 2 mL de solução de (Ba(OH)2) 5%.

Colocou-se o HCl(ácido clorídrico) em contato com o CaCO3(carbonato de cálcio), houve produção de CO2(gás carbônico), comprovado pelo aparecimento de bolhas e pelo vapor dentro do kitassato. Houve também formação do CaCl2(cloreto de cálcio), um importante sal industrial para a síntese inorgânica, e apresenta em sua estrutura um cátion bivalente, derivado do elemento químico cálcio,  e um ânion monovalente, derivado do elemento químico cloro.

2 HCl(aq) + CaCO3(s)→ CaCl2(aq) + CO2(g)

Canalizou-se o CO2 (gás carbônico) para o béquer com H2O, verificou-se o pH da água e observou-se uma alteração para 5,0, por conta da reação da água com o CO2, gerando o H2CO3               

(ácido carbônico), um composto considerado como fraco, instável, que apresenta dois hidrogênios ionizáveis na sua estrutura. É possível encontrar o ácido carbônico na água das chuvas. A formação do ácido carbônico altera o pH da chuva, o tornado levemente ácido, por isso não existe água de chuva com pH neutro.

CO2(g) + H2O(l) → H2CO3(aq)

Colocou-se o gás carbônico que havia saído da mangueira no tubo que continha a solução de Ba(OH)2 (Hidróxido de Bário) e observou-se que a solução ficou turva, pois houve formação de água e sal pouco solúvel  devido a reação entre a base e o óxido ácido.

Ba(OH)2(aq) + CO2(g) → BaCO3 + H2O

CARBONATO E BICARBONATO – REATIVIDADE

Colocou-se 5 gotas de solução de BaCl2 (cloreto de bário) 2mol/L e 5 gotas de solução de NaCO3(carbonato de sódio) 2 mol/L em um tubo de ensaio. Observou-se que a mistura ficou  esbranquiçada, sendo o resultado da produção do sal de NaCl (cloreto de sódio) e formação de precipitado de coloração branca  (carbonato de bário)( Chemiday; 2018).

BaCl2 + Na2CO3(aq)→BaCO3(aq) + 2NaCl(aq)

O carbonato de bário é um sal insolúvel e por esse motivo, precipita.

ESTANHO E CHUMBO

ESTANHO

Colocou-se, em seis tubos de ensaio, respectivamente, 10 gotas das seguintes soluções: 1- HNO3 0,3 mol/L; 2- HNO3 concentrado; 3- H2SO4 0,1 mol/L ;4- H2SO4 concentrado; 5- CUSO4 0,5 mol/L e 6- HCl. Colocou-se uma pequena porção de estanho em cada tubo contendo as soluções.

Notou-se que, no tubo 1, houve uma movimentação do estanho na solução. A reação formou Nitrato de Estanho II, Nitrato de Amônio e água.

4Sn + 10HNO3(dil.) → 4Sn(NO3)2 + NH4NO3 + 3H2O

A reação formou 4Sn(NO3)(sulfato de estanho) e também formou NH4NO3 (nitrato de amônio), H2O e NO2 (dióxido de nitrogênio). Solução com tonalidade amarelada e houve um precipitado de cor branca.

No tubo 2, houve a formação de um precipitado branco e a solução obteve uma coloração amarela. A partir da reação, formou-se óxido de Estanho Hidratado e óxido de nitrogênio.

Sn + 4HNO3(conc.) → 3SnO2 + H2O + 4NO2

No tubo 3, observou-se o desprendimento de bolhas da solução contendo o metal. Houve a formação de um precipitado, o sulfato de estanho.

Sn + H2SO4(dil.) → SnSO4 + H2

No tubo 4, formou-se o SnSO4 (sulfato de estanho), H2O e dióxido de enxofre, gás observado na reação. 

Sn + H2SO4(conc.) → Sn(SO4)2 + 2SO2 + 4H2O

No tubo 5, houve deslocamento do Cobre, a produção de uma turbidez e houve produção de SnSO4 (sulfato de estanho) e Cuº (cobre metálico).

CuSO4(aq) + Sn(s) → SnSO4(aq) + Cu(s).

No tubo 6, observou-se a formação de um precipitado de coloração branca (Cloreto de estanho) e o desprendimento de gás hidrogênio, observado através do aborbulhamento.

Sn + HCl(conc.) → SnCl2 + H2

CHUMBO

Colocou-se, em cinco tubos de ensaio, respectivamente, 10 gotas das seguintes soluções: 1- HNO3 ; 2- H2SO4 0,1 mol/L ;3- H2SO4 concentrado; 4- CUSO4 0,1 mol/L e 5- HCl. Acrescentou-se uma pequena quantidade de chumbo e verificou-se que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (575.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com