COR DA CHAMA NA PRESENÇA DE CÁTIONS METÁLICOS
Por: Caio Henrique Gottschald • 16/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 610 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA
ENGENHARIA CIVIL
Química Aplicada à Engenharia
COR DA CHAMA NA PRESENÇA DE CÁTIONS METÁLICOS
Caio Gottschald, RA: 20641645
Christopher Recacho, RA: 20683055
Denis Santos, RA: 20677112
Giovanna Bernardo, RA: 20676984
Hallan de Oliveira, RA: 20603677
Lucas Freire, RA: 20643989
Professor: Daiana Maria Furlan
São Paulo, 07 de março de 2016
Sumário
- INTRODUÇÃO ........................................................................................... 02
- OBJETIVOS ............................................................................................... 06
- MATERIAIS E MÉTODOS .......................................................................... 07
- RESULTADOS E DISCUSSÃO .................................................................. 09
- CONCLUSÕES ............................................................................................ 10
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................ 11
- INTRODUÇÃO
O Teste da Chama funciona quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um elemento químico “X” (a chama funciona como a forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o estado excitado. A energia recebida em forma de radiação é liberada quando um elétron excitado retorna ao estado fundamental. Para cada elemento, a quantidade de energia para excitar um elétron é única, sendo que cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda. A radiação liberada por alguns elementos possuí comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho nu só reconhece através das cores. Quando aquecidos numa chama, é possível identificar a presença de certos elementos, devido a cor que ele transmite, e as suas características.
A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama.
O teste da chama é prático, e pode ser elaborado por pessoas com pouco conhecimento, os equipamentos para o desenvolvimento são simples e podem ser encontrados em qualquer laboratório de química. Porém, para o reconhecimento correto do elemento químico, é preciso atenção, pois, a diferença das cores é muito grande, algumas pessoas podem enxergar diferentes cores, e assim reconhecer diferentes elementos (Cada elemento é reconhecido pela sua cor).
As radiações eletromagnéticas viajam no vácuo na velocidade da luz. A luz é composta por radiações eletromagnéticas, formado por dois campos, o campo magnético e o elétrico formando um tipo de onda.
A velocidade da onda é sempre a mesma, portanto o comprimento e a frequência da onda eletromagnética estão relacionados. Ás oscilações periódicas entre os dois campos, sendo o campo elétrico e o campo magnético, devem-se as ondas da radiação eletromagnética. Quando o comprimento da onda é longo, sua frequência sempre será baixa; E sempre que a frequência da onda for alta, o comprimento vai ser curto. Com isso, chega-se à um entendimento de que a frequência da onda eletromagnética é inversa há proporção do seu comprimento e diretamente proporcional a velocidade da luz e o comprimento da onda.
A equação de Max Planck foi elaborada para definir energia de uma radiação descobrindo a sua frequência e posteriormente o comprimento de onda.
[pic 3]
2
Equação de Max Planck, onde “E” é a energia, “h” é a constante de Max Planck que tem o valor de 6,63×10-34 J.s., “[pic 4]” é o comprimento da onda, e, “c” é a velocidade da luz (3,00x108 m/s).
Como observado na figura I, a relação entre o comprimento e a frequência da onda.
[pic 5]
Imagem retirada do site: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/imagens/md_ef_ci/2009-03-10_22/image016.jpg
3
Como observado na figura II, a tabela de cores de alguns elementos químicos.
[pic 6]
Imagem retirada do site:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABujcAH/teste-chama
4
Cada cor mostrada na chama deve-se a sua frequência sendo ela baixa ou alta, a sua energia, também sendo alta ou baixa, e o comprimento da onda sendo longa ou curta. Contudo, quando o devido elemento for colocado no fogo, será visto com a sua devida cor.
Como observado na figura III, a frequência de energia e o comprimento das ondas com a cor exata ilustrada na chama.
[pic 7]
Imagem retirada do site:
Com uma visão bem ampla do que significa realmente o teste da chama, e como fica a cor do fogo, quando colocado algum elemento, mostra- se alguns exemplos na figura IV.
[pic 8]
Imagem retirada do site: http://manualdaquimica.uol.com.br/experimentos-quimica/teste-chama.htm
5
- OBJETIVOS
O objetivo do teste da chama é identificar o cátion através dos ensaios pela coloração da chama, comparando os resultados obtidos com uma tabela de cores e elementos.
...