TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.

Por:   •  26/3/2019  •  Dissertação  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

PIBID – UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ[pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.
ALUNO : JOÃO PEDRO ALVES ARAGÃO.
PROF : JACKSON RODRIGUES DE SOUSA ( INTRODUÇÃO AO CURSO).
SEMESTRE : 2019.1


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docecia ( PIBID ) é uma oportunidade destinada aos alunos da Universidade Federal do Ceará que desejam fazer a experiência na área da licenciatura. Essa bolsa atua como uma chance para aqueles que desejam inserir – se no mundo da docência, voltada ao ensino nas salas de aulas de escolas públicas de Fortaleza. Atualmente, a bolsa conta com 24 alunos do curso de licenciatura em Química na Universidade do Campus do Pici, nela os mesmos tem a primeira oportunidade de conhecer as particularidades do ambiente escolar e investigar a realidade que um profissional licenciado vive em seu dia a dia.

A bolsa atribui uma série de objetivos, entre eles a contribuição para a valorização do magistério, a inserção e potencialização dos alunos na rede pública do Estado, elevação da qualidade de formação inicial de professores do curso de licenciatura, além de contribuir para a articulação de teorias e práticas necessárias a formação da docência e utilizadas ao longo do curso de preparação em licenciatura. Tendo em vista os entraves relacionados a educação no país, entre eles o descaso com os alunos e a falta de uma estrutura escolar adequada, os jovens inseridos no PIBID anseiam uma mudança no cenário educacional brasileiro, recriando novas formas e projetos de levar o conteúdo estudantil aos alunos através do ensino. Os pibidianos buscam, com seu esforço e dedicação, fazer com que esse ensino não seja voltado apenas a renda financeira, mas em uma profunda análise e trabalho destinados a melhora do sistema educacional escolar. O PIBID, atualmente, atua em 3 escolas públicas de Fortaleza : EEFM Santo Afonso, EEP Joaquim Nogueira e EEM Dr. César Cals. Assim, os bolsistas são divididos entre essas três e lá acolhem a responsabilidade de conhecer afundo as particularidades de cada escola. Em todo colégio , os alunos precisam ser acompanhados dentro da sua realidade de ensino, por isso os jovens do PIBID , além de atuarem no ensino nas aulas, prestam sua ajuda e tempo aqueles alunos mais necessitados ( alunos com dificuldade de concentração, alunos que portem algum tipo de deficiência, alunos que não possuem uma bagagem de conteúdo necessárias a sua preparação),  todos esses pontos são trabalhados por eles, na tentativa de fazer com que os estudantes não só aprendam valores educacionais, mas também valores que sejam necessários a formação da pessoa como cidadão de bem .  Sempre em trabalho coletivo ( a construção do ensino é por todos ), os jovens auxiliam também as carências em que a escola possui. Muitos deles tem a missão de compreender as potencialidades e dificuldades que cada escola possui e assim aplicar seu esforço para suprir essas necessidades. Esses jovens trabalham com o ensino nas salas de aulas, articulando aulas teóricas e práticas, criam projetos em comunhão com a direção colegial, fazem dinâmicas de experimentos ( muitas vezes pela falta de um laboratório), além de fazerem experiências como professores e se prepararem para outras oportunidades que venha a surgir no âmbito da docência .



Dessa forma, ao atuar com os colégios públicos da cidade, o PIBID quebra preconceitos e estereótipos relacionados a realidade do ensino público. A bolsa é responsável por incentivar os alunos da rede pública do Estado a aprender com pessoas que também estão em aprendizado, há formar alunos capacitados para o ensino superior em igualdade aqueles de ensino particular. A bolsa abre as portas a esses alunos que, embora carreguem alguns entraves sociais, estão abertos ao conhecer e ao saber. Os atuantes do PIBID são responsáveis por ser a ligação desses estudantes com o mundo da ciência. A bolsa vai muito além de um recurso financeiro, é um projeto de realização pessoal e educacional, contribuindo para a mudança na estrutura da educação atual, além do incentivo ao conhecimento e prática, especificamente no ensino da Química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (562.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com