Classificação e separação de misturas
Artigo: Classificação e separação de misturas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ritaamartins • 13/8/2014 • Artigo • 781 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
Química - 2a UP (Prova 1)
Matéria da prova:
1. Propriedades das Substâncias
2. Transformações
3. Classificação e separação de misturas 4. Elemento
5. Combustão
Propriedades das Substâncias
- Densidade
A densidade é uma divisão entre a massa e o volume de uma substância que nos permite saber o quanto de espaço determinada quantidade desta substância ocupa. Quando está em determinada temperatura, a densidade de uma substância nunca se altera.
d = M/V
É geralmente expressa por g/cm^3 (=kg/L) e, quando fazendo um exercício ou experimento, é importante prestar atenção quanto à unidade de medida utilizada principalmente em comparações (tem que ser a mesma nas duas partes envolvidas e ser não for, é preciso fazer a transformação da unidadde.
• Densidade em uma mistura: o aspecto mais denso (parte da mistura com maior densidade) vai sempre estar no fundo ou afundar; o volume nem sempre é aditivo.
• A densidade varia de acordo com a temperatura.
• Tendo dois dos três fatores utilizados para saber a densidade de uma
substância pode-se calcular o terceiro. - Solubilidade
A solubilidade é a quantidade máxima de soluto que pode, em uma solução, ser dissolvida em determinada quantidade de solvente (o quanto de uma coisa pode ser dissolvida em outra).
• Solução: Mistura homogênea.
• Soluto: o que é dissolvido.
• Solvente: meio no qual o soluto é dissolvido, ou seja, no que se dissolve o
soluto.

A solubilidade é geralmente expressa por:
Massa de soluto/ 100g de solvente
A solubilidade varia, de maneiras diferentes para cada substância, com a temperatura e pode ser utilizada para distinguir uma substância de outra.
Exemplo: Solução de água e sal
Solubilidade do sal = 36g/100g de água Soluto: sal.
Solvente: água.
Solução = mistura homogênea de água e sal.
Existem dois tipo de solução: a saturada e a insaturada. A solução saturada é a que contêm a concentração máxima de soluto possível dissolvida no solvente, isto é, a quantidade de soluto é exatamente a quantidade solúvel naquela quantidade; a solução insaturada é aquela que contém concentração de soluto menor do que o máximo solúvel naquela quantidade de solvente.
A concentração é a quantidade exata de soluto que está dissolvido na solução e pode ser descrita em porcentagem (quanto % da solução inteira o soluto representa).
Em uma solução, pode existir um corpo de fundo, o qual nunca fez e não faz parte da solução, é um sólido que não se dissolve e permanece como sempre, o que é diferente de quando ocorre uma precipitação, processo no qual um soluto que estava dissolvido deixa de estar e sai da solução devido a alguma mudança nas condições, precipitando-se ou cristalizando (a precipitação pode acontecer por conta de uma evaporação, aquecimento, resfriamento, etc).

- Ponto de Fusão
É a temperatura na qual a substância se transforma do estado sólido para
o estado líquido. Pode ser utilizado para identificar substâncias.
- Ponto de Ebulição
É a última temperatura (antes disso ocorre a evaporação lenta na
superfície)
...