Compostos de Nitrogênio
Por: leticia.ciriaco • 8/7/2018 • Relatório de pesquisa • 1.558 Palavras (7 Páginas) • 267 Visualizações
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. Introdução 2
2. OBJETIVOS 3
3. METODOLOGIA 3
3.1. Reagentes 3
3.2. Materiais 3
3.3. Parte 1: Obtenção de óxidos de nitrogênio e ácido nítrico 4
3.4. Parte 2: Obtenção de outros óxidos de nitrogênio 4
3.5. Parte 3: Preparação e propriedades do ácido nitroso 4
3.6. Parte 4: Preparação de nitrogênio 4
4. DISCUSSÃO E RESULTADOS 4
5. CONCLUSÕES 4
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 4
APËNDICE 5
Questões 5
1. Introdução
O nitrogênio se encontra no estado gasoso à temperatura ambiente, e é um dos gases que compõem o ar, chegando a aproximadamente 78% de concentração, e podendo ser obtido através do processo de liquefação, seguida por destilação fracionada do ar líquido [1].
Um dos seus compostos de maior destaque é conhecido por gás amônia (NH3), sendo que milhões de toneladas são produzidas industrialmente por ano, e uma enorme quantidade é utilizada para produzir ácido nítrico (HNO3), além de uréia e outros [2].
O nitrogênio é de suma importância para manutenção da vida de microorganismos, sendo que o seu ciclo resulta de reações de oxi-redução, as quais disponibilizam energia para determinados microrganismos. A Figura 1 mostra um esquema do ciclo do nitrogênio na natureza [3].
[pic 1]
Figura 1: Esquema representativo do ciclo do nitrogênio na natureza [1].
O ciclo representado ocorre à partir de compostos com diferentes estados de oxidação, envolvendo diversas reações de transferência de elétrons, as quais são catalisadas por enzimas. O ciclo se inicia com um processo conhecido por fixação, que consiste na transformação do nitrogênio da atmosfera em amônia. Esse processo pode ser físico, biológico ou industrial. A fixação física se dá por relâmpagos ou faíscas elétricas, que contribuem com uma parcela mínima em relação às necessidades dos seres vivos. A fixação biológica, por sua vez, ocorre por meio de microorganismos e a fixação industrial é feita de modo artificial em indústrias [1].
No solo, o ciclo do Nitrogênio também envolve um processo chamado de nitrificação, que consiste na oxidação de gás em nitritos e nitratos. Tal processo ocorre pela ação de bactérias nitrificantes, conhecidas como Nitrosomonas e Nitrobacter. Os compostos inorgânicos são então absorvidos por plantas, algas e algumas bactérias e posteriormente são convertidos em compostos orgânicos. Esses compostos por sua vez são ingeridos por herbívoros, os quais os liberam nas excreções. Os compostos orgânicos liberados sofrem decomposição com o auxílio de bactérias, que os convertem em amônia, nitrato ou mesmo nitrogênio que retorna a atmosfera. Esse último processo é conhecido como desnitrificação [1].
2. OBJETIVOS
O presente experimento tem como objetivo o preparo do gás nitrogênio, bem como preparo e estudo das propriedades de óxidos e oxiacidos oriundos deste elemento.
3. METODOLOGIA
3.1. Reagentes
- Acetato de chumbo
- Ácido nítrico concentrado
- Hexano
- Ácido sulfúrico diluído
- Iodeto de potássio
- Cloreto de amônio
- Raspas de cobre
- Solução de nitrito de sódio concentrada
- Permanganato de potássio 0,2 mol L-1
3.2. Materiais
- 5 tubos de ensaio
- 1 rolha para tubo
- Funil de adição
- Banho a 50 °C
- Kitassato
- Banho de gelo
- Mangueira de borracha
- 1 béquer de 800 mL
- 1 pinça de madeira
- Lamparina
- Conta-gotas
- Fósforos
- Ponteira de pipeta
- Espátula
- Estante para tubos
3.3. Parte 1: Obtenção de óxidos de nitrogênio e ácido nítrico
O experimento foi realizado conforme indicado na apostila.
Observação: obtenção do óxido de nitrogênio e ácido nítrico foi realizado pelo técnico do laboratório.
3.4. Parte 2: Obtenção de outros óxidos de nitrogênio
O experimento foi realizado conforme indicado na apostila.
3.5. Parte 3: Preparação e propriedades do ácido nitroso
O experimento foi realizado conforme indicado na apostila.
3.6. Parte 4: Preparação de nitrogênio
O experimento foi realizado conforme indicado na apostila, alterando-se apenas o bico de Bunsen por uma lamparina.
4. DISCUSSÃO E RESULTADOS
4.1. Parte 1: Obtenção de óxidos de nitrogênio e ácido nítrico
Em capela, gotejou-se lentamente ácido nítrico sobre rapas de cobre contidas em um kitassato, recolhendo-se o gás produzido diretamente em um tubo de ensaio. Tal gás apresentou coloração castanha amarronzada.
Sabe-se que o ácido nítrico é considerado um ótimo oxidante, e seu íon NO3-, quando em solução ácida, torna-se um oxidante extremamente forte. Desta forma, o cobre foi dissolvido pelo ácido nítrico conforme reação abaixo.
[pic 2]
Além disso, o oxido nítrico formado sofre oxidação pelo gás oxigênio presente no ar atmosférico ao expor o tubo ao ar por um curto período de tempo. O gás resultante desta oxidação é que dá a coloração vista no tubo, tendo em vista que o gás oxido nitrido é incolor. Sendo assim, como tal coloração já foi vista no kitassato, infere-se que no sistema para coleta do gás não estava bem vedada e possivelmente houve entrada de gás atmosférico. A reação de oxidação é apresentada abaixo.[pic 3]
...