Compostos orgânicos: Sublimação do naftaleno
Por: Victória Rios • 28/3/2016 • Ensaio • 473 Palavras (2 Páginas) • 1.913 Visualizações
3- Sublimação do naftaleno
Depois de colocar naftalina na béquer, tampamos com o vidro de relógio e colocamos gelo sobre o mesmo. Logo após a montagem, aquecemos a mistura para acelerar o processo de sublimação.
Com a naftalina em temperatura ambiente e pressão normal, ela passa para do estado sólido para o gasoso, ocorrendo a sublimação. Quando inserimos calor, a naftalina fundi e sublima ao mesmo tempo. Nesse caso ela passa do estado sólido para o líquido e gás, e quando o gás entra em contato com o vidro de relógio que está frio por conta do gelo, ele sublima formando os cristais.
4- Comportamento frente agentes oxidantes
Após colocar 1 ml de etanol no tubo de ensaio e adicionar 5 gotas de permanganato de potássio, aquecemos a mistura e ela veio a ebulir precipitadamente. Repetimos o processo utilizando desta vez 2ml de etanol, e aquecemos brevemente o tubo e tivemos como resultado a mudança de cor da mistura para cor marrom.
Procedimento 3.5 – Comprovação da presença de carbono e hidrogênio em compostos orgânicos
Foi misturado, em um tubo de ensaio, uma pequena quantidade de açúcar (C6H12O6(s)) com 2g de óxido de cobre II (8CuO(s)) pulverizado.
O tubo de ensaio foi aquecido, lentamente com bico de Bunsen e através de um sistema de cânula, houve borbulhas do gás desprendido que passou para outro tubo de ensaio contendo solução de hidróxido de bário.
O gás que desprendeu após o aquecimento da mistura de açúcar (C6H12O6(s)) com óxido de cobre II (8CuO(s)) é o carbono (CO2(s)) que passou para o outro tubo de ensaio através da cânula provocando borbulhas, houve uma reação do carbono com o hidróxido de bário (Ba(OH)2) que formou duas outras substâncias: Carbonato de bário (BaCO3 - insolúvel) e água (H2O).
8CuO(s) + C6H12O6(s) + 4O2(g) → 4Cu2O(s) + 6CO2(g) + 6H2O(l)
Como pode ser observado no experimento, foi comprovada a presença de carbono e hidrogênio nos compostos açúcar e óxido de cobre II, que são orgânicos, pois após a mistura e o aquecimento destes compostos obtivemos o carbono em forma de gás e a água que possui o composto hidrogênio.
No inicio da atividade realizamos testes nos seguintes componentes: Sal NaCl e açúcar C6H8O
Durante aquecimento do sal (NaCl) apresentou chama com coloração laranja/marelo, a sua coloração não alterou após aquecimento, não apresentou odor, permaneceu no mesmo formato, ou seja textura granulado, o sal ficou desidratado. Ligação íônica forte pois o sal não fundiu.
Durante aquecimento do Açúcar ( C6H8O) apresentou Chama com coloração: azul / amarela, adiquiriu coloração marrom avermelhada após aquecimento e derretimento, Odor: Doce, Formato: liquido após aquecimento,Textura: Pastosa/ grudenta (pulverização com granulação maior). Açucar fundiu porque tem baixo ponto de fusão por causa do tipo de ligação e porque as forças moleculares são baixas e é dipolo-dipolo.
...