Comunicações celulares por meio de sinais químicos
Tese: Comunicações celulares por meio de sinais químicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cidamart • 24/9/2013 • Tese • 1.621 Palavras (7 Páginas) • 516 Visualizações
ebahMaterial de
EstudoComunidade
AcadêmicaPerguntas e
Respostas
LoginCadastro
Comunicações celulares por meio de sinais químicos
Comunicações celulares por meio de sinais químicos
Ana Maria Martins
Enviado por: Ana Maria Martins | 6 comentários
Arquivado na UFMG
Download denunciar
Comunicações Celulares por Meio de Sinais Químicos
Introdução
Sinais Químicos: como é chamado a troca de informações por meio de moléculas, onde começa na vida embrionária e constitui, durante toda vida o principal meio de comunicação entre as células.
→ Importância:
. São essenciais para que se formem de modo ordenado os tecidos e órgãos;
. Após a estruturação do corpo do animal, são importantes para coordenar o crescimento e o funcionamento das diferentes partes do corpo do animal;
. Influenciam no metabolismo, multiplicação, secreção, fagocitose, produção de anticorpos, contração e muitas outras atividades celulares, etc.
→ Ligante: molécula que representa o sinal químico.
→ Receptores ou moléculas receptoras: são nos locais específicos destes em que os ligantes se prendem.
. Para se caracterizar como um, uma molécula deve ser capaz de reconhecer especificamente outra molécula (ligante) e de desencadear uma resposta celular.
Tipos de Comunicação:
. Por meio de hormônios que transportados pelo sangue, vão agir a distância sobre as células que possuem os receptores respectivos, ditas células-alvo.
. A comunicação parácrina, onde a molécula sinal difunde-se alguns milímetros ou centímetros no meio extracelular e vai atuar sobre células próximas.
. Pela secreção de moléculas chamadas neurotransmissoras que ocorre nas sinapses, estruturas muito especializadas que conectam funcionalmente uma célula nervosa (neurônio) com outra ou com células musculares ou glandulares.
A resposta a um sinal químico pode depender ou não da molécula receptora
A maioria das células do corpo dos animais contém um conjunto de receptores para sinais químicos que ativam ou inibem as atividades celulares. A resposta da célula-alvo pode depender de diferenças na estrutura molecular do receptor. Os receptores para determinado sinal são iguais, mas as respostas são diferentes, indicando que a resposta nestes casos depende da maquinaria molecular intracelular à qual os receptores estão ligados.
Os hormônios geralmente são produzidos pelas glândulas endócrinas
As células produtoras de hormônios geralmente constituem órgãos especializados, as glândulas endócrinas. Depois de deixarem os capilares, por difusão, os hormônios são captados pelas células que possuem receptores específicos. A especialidade dos hormônios depende não somente de sua natureza química, mas também da existência de receptores apropriados nas células-alvo. Cada tipo de célula endócrina geralmente secreta um hormônio e as células que possuem receptores para este hormônio reagirão de uma maneira correspondente à natureza da célula-alvo.
As células neuroendócrinas do hipotálamo são importantes para a coordenação do sistema endócrino.
→ Células neuroendócrinas: células nervosas que secretam hormônios.
→ Hipotálamo: uma ligação dos sistemas nervoso e endócrino ao nível de uma região do cérebro existente nos vertebrados.
→ Hipófise: principal glândula endócrina.
No hipotálamo e na hipófise existe uma associação funcional entre os dois sistemas, nervoso e endócrino, associação esta que influencia numerosas funções do organismo. A maioria das células neuroendócrinas do hipotálamo responde a estímulos recebidos de outras células nervosas com a secreção de hormônios que são liberados no pedículo hipofisário, cai nos numerosos capilares sanguíneos aí existentes e vai estimular ou inibir a atividade secretora das células da parte anterior da hipófise.
3. Hormônios lipossolúveis têm ação mais prolongada
Os hormônios lipossolúveis penetram nas células e se fixam a receptores localizados no citoplasma e no núcleo das células-alvo. Ex: os hormônios esteróides e os da tireóide são transportados no plasma sanguíneo ligados a proteínas transportadoras , específicas. Outro fato é que os hormônios lipossolúveis tendem a mediar respostas mais prolongadas, ou seja, o tempo de permanência no sangue e nos fluidos teciduais tem um tempo mais longo.
Mecanismo de ação dos hormônios que atuam por intermédio de receptores da membrana
. Todos os hormônios hidrossolúveis são captados por receptores localizados na membrana plasmática das células-alvo.
→ Receptores catalíticos: (funcionam como enzimas)
Ex: receptores de insulina
→ Mediadores ou mensageiros intracelulares (cAMP, Ca²++)
→ Síntese de cAMP:
→ Degradação de cAMP:
. Os níveis de cAMP podem aumentar ou diminuir, dependendo do receptor da célula-alvo.
Ex: os receptores β-adrenérgicos ao receberem moléculas de adrenalina aumenta o teor intracelular;
Receptores α2-adrenergéticos diminuem o teor de cAMP ao captarem adrenalina.
→ Íons Ca²+
. Alta concentração extracelular;
. Baixa
...