TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS EXATAS E 

Por:   •  1/12/2021  •  Resenha  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS      

      

CÂMPUS ANÁPOLIS DE CIÊNCIAS EXTAS E TECNOLÓGICAS      

      

CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL      

      

      

      

      

 

      

      

APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DO METABOLISMO DE CARBOIDRATOS    

    

 

      

Aluna: Anna Carine Araújo Silva      

Professora: Samatha Salomao

Bioquímica I

      

         

         

    

 

 

      

Anápolis – GO  

Setembro – 2021     

Introdução

Os carboidratos são moléculas que são produzidas em grandes quantidades por plantas, inclusive as algas. A maior parte dos carboidratos são compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A celulose, que é encontrada no algodão, madeira e papel é o carboidrato mais abundante no planeta. Os carboidratos têm várias aplicações na indústria pois servem de matéria-prima para fazer novas moléculas. (Ferreira, 2017)

O avanço científico permitiu conhecer de modo mais detalhado as propriedades físico-químicas dos carboidratos, resultando na exploração dessas características em diversos processos industriais, como nas áreas alimentar e farmacêutica. (Pomin & de Souza Mourão, 2006)

Além da importância biológica dos carboidratos, esses compostos são matérias-primas para indústrias importantes, como as de madeira, papel, fibras têxteis, produtos farmacêuticos e alimentícios. A celulose é o principal carboidrato industrial, com um consumo mundial estimado em quase 1 bilhão de toneladas por ano. (Pomin & de Souza Mourão, 2006). A glicose, por exemplo, serve de matéria-prima para várias coisas e tem aplicação farmacêutica, como é o caso, por exemplo, do soro glicosado. (Ferreira, 2017)

Alguns polissacarídeos, como ágar, pectinas e carragenanas, extraídos de algas marinhas, são utilizados – graças a suas propriedades gelatinosas – em cosméticos, remédios e alimentos. A carragenana é empregada para revestir cápsulas (drágeas) de medicamentos, o ágar serve ainda para a cultura de micro-organismos, em laboratórios. Tanto o ágar como a carragenana são também usados, como espessantes, na produção de sorvetes. (Pomin & de Souza Mourão, 2006)

O açúcar ‘invertido’ (obtido pela ‘quebra’ da sacarose, que resulta em uma mistura de glicose e frutose) é menos cristalizável, mas muito usado na fabricação de balas e biscoitos. A quitosana, um polissacarídeo derivado da quitina, tem sido utilizada no tratamento da água (para absorver as gorduras), na alimentação e na saúde. (Pomin & de Souza Mourão, 2006)

Diversos produtos utilizados nas indústrias químicas, farmacêuticas e de alimentos são obtidos por processos fermentativos. Estes produtos podem ser gerados pelo metabolismo primário (ex: Etanol) ou secundário (ex: Antibióticos) do microrganismo cultivado e ao lado da produção de biomassa, enzimas e proteínas em geral, eles são os responsáveis pela evolução tecnológica e desenvolvimento das pesquisas na área. (WARD, 1991)

O metabolismo de carboidratos pelos micro-organismos tem por finalidade a geração de energia para crescimento. Quando carboidratos simples (monossacarídeos) são utilizados pelo metabolismo oxidativo, irão gerar como produtos finais o CO2 e água, sem acúmulo excessivo de produtos intermediários. Entretanto, quando esses compostos são utilizados de forma anaeróbia, diversos produtos são formados a exemplo de CO2, H2, lactato, acetato, formato, propionato, ácido acético, butirato, etanol, propanol, deacetil, acetoína, dextranos, entre outros. (Pinto, Landgraf, & D.G.M. Franco, 2018)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (147.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com