Cidadania Na Polis Grega
Artigos Científicos: Cidadania Na Polis Grega. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MelissaOliveira • 17/9/2013 • 394 Palavras (2 Páginas) • 857 Visualizações
No período heróico, a polis agindo de forma cívico-territorial, tornou-se responsável pela ordenação social, de tal forma que chega a superar as estruturas dos laços familisticos. A cultura helênica paralelamente permeava todas as polis sem que isso alterasse a personalidade cultural de cada uma das cidades-estados. Essa cultura tinha uma dupla polaridade: nacional e mito-poética: a racionalidade grega manifestava-se em todos os seus aspectos: na racionalidade instrumental, nos planos econômicos, políticos, militares e técnicos e a racionalidade ordenadora se apresentava nas reflexões filosóficas e éticas de Homero e no Maximo de sua plenitude a dimensão mito-poética da cultura helênica Expressões como Mythos, Epos e Logos são concomitantemente utilizadas para cada dimensão. Mythos tem como conotação o pensamento dos deuses aos homens que os reverenciavam e memorizavam o que deles ouviam. Epos, caracterizava a abordagem dos heróis, semelhantes aos deuses, que desafiando o perigo transcendiam pela fama de sua coragem até a imortalidade. Nas assembléias manifestavam-se os que tinham algo a dizer em prol da cidade e para este principio, a expressão utilizada era Logos. Para os Physikói – filósofos – a explicação da ordem secreta do Cosmo, ou a interpretação da ordem social ou ética do ser humano era resguardada. No fim do período homérico, o predomínio da polis sobre o genos solidificou-se, embora o caráter da religião mito-poética fosse preservado literalmente de forma diferente das religiões monoteístas, pois apresentavam quadros de ocorrência ou princípios fundamentais não muito sistemáticos, poéticos e alegóricos, ainda assim constituía-se do principal fator integrante da nação helênica. A noção grega de cidadania continha intrinsecamente a participação onde o processo político de difusão do poder, monarquia a aristocracia publica, obedecia aos seguintes dispositivos: a) Para ser cidadão de Atenas a condição sine-qua-non ao homem era ser filho de pai e mãe ateniense; b) A maioridade era adquirida aos 18 anos, mas somente aos 20 anos o cidadão poderia participar das reuniões da Eclésia. Péricles iniciou uma serie de mudanças e concedeu a cidadania até aos metecos em situações especiais, no entanto foi em Clistenes que a democracia veio a se consolidar, embora com dois tipos de objeções: a conservadora, que foi uma forma de patriciado ateniense exprimir a sua superioridade ante a plebe e as exportações fiscais das Assembléias, na medida em que atingia um nível de racionalidade universalista e tendia a fundir-se com a objeção filosófica de Sócrates.
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