CÉLULAS ELECTROLÍTICAS
Trabalho acadêmico: CÉLULAS ELECTROLÍTICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vydac • 27/11/2014 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 213 Visualizações
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: QUÍMICA TECNOLÓGICA
ELETROQUÍMICA: CÉLULAS ELETROLÍTICAS
Teresina, 27 de novembro de 2014
1. RESUMO
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------- 1
OBJETIVOS ------------------------------------------------------------------------------------ 1
PARTE EXPERIMENTAL --------------------------------------------------------------------- 2
RESULTADOS E DISCUSSÕES -------------------------------------------------------------- 3
CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------------- 4
REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------- 4
ANEXOS ---------------------------------------------------------------------------------------- 5
2. INTRODUÇÃO
A eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que produzem corrente elétrica através de reações chamadas de oxidação e redução (oxeirredução), em que há transferência de elétrons, para a formação de corrente elétrica, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia elétrica. Desse modo, ela pode ser dividida em duas partes: conversão de energia química em energia elétrica (pilha ou célula galvânica) e conversão de energia elétrica em energia química (eletrólise).
As pilhas são dispositivos onde são colocadas espécies químicas para reagirem espontaneamente, havendo transferência de elétrons entre elas, sendo que uma se reduz e a outra oxida. Essa transferência de elétrons é aproveitada para gerar corrente elétrica e é por isso que esses dispositivos também são chamados de acumuladores.
A eletrólise é um processo não espontâneo em que se passa uma corrente elétrica por um meio no estado líquido que possui íons, produzindo reações químicas. Se o líquido for uma substância fundida, dizemos que é uma eletrólise ígnea. Mas se for uma solução aquosa, então temos uma eletrólise em meio aquoso.
As reações de oxirredução (oxidação e redução) também estão presentes no cotidiano, como na oxidação do ferro (formação da ferrugem), redução de minérios metálicos para a produção de metais, formação do aço, corrosão de navios e várias outras.
3. OBJETIVOS
Analisar quantitativamente a potência de pilhas galvânicas, promover reações químicas por processos eletrolíticos e analisar reações eletroquímicas.
...