DESLOCAMENTO IÔNICO – PRINCÍPIO DE LÊ CHATELIER
Por: Gabriel Baia • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
INTRODUÇÃO
Em uma reação em equilíbrio químico, as concentrações de todas as espécies envolvidas são constantes (todavia, deve-se lembrar que o equilíbrio é dinâmico, isto é, as reações direta e inversa ocorrem com a mesma velocidade1). Em geral, o equilíbrio químico é função da temperatura, já que a maior parte das reações químicas ocorre liberando calor (exotérmicas) ou absorvendo calor (endotérmicas); para algumas reações, o equilíbrio também depende da pressão. Neste caso o presente experimento trabalhara com o equilíbrio iônico, seguindo o princípio de Le Chatelier da mesma forma que um equilíbrio envolvendo um processo químico sem íons. A pressão não terá influência sobre o deslocamento sobre a reação ser realizada, pois ocorrerá em meio aquoso, tendo como concentração e temperatura como variantes que podem promover mudança no deslocamento da reação.
OBJETIVOS
Transformar o cromato de potássio em dicromato potássio e o dicromato potássio em cromato de potássio.
MATERIAIS E REAGENTES
- 3 tubos de ensaio
- 1 pisseta
- Pipeta graduada
- Balança semi-analitica
- 2 béqueres
- Ácido clorídrico
- Hidróxido de sódio
- Dicromato de potássio
- Cromato de potássio
PROCEDIMENTOS EFETUADOS
Preparou-se uma solução de Dicromato de potássio (K2Cr2O7) 0,1 mol/L e dividiu em dois tubos de ensaio A e B. Adicionou-se algumas gotas de HCl 1,0 mol/L no tubo A e algumas gotas NaOH 1,0 mol/L no tubo B. E observou-se.
Posteriormente foi feita uma solução de Cromato de potássio (K2CrO4) 0,1 mol/L e dividiu em dois tubos de ensaio C e D. Adicionou-se algumas gotas de HCl 1,0 mol/L no tubo C e algumas gotas NaOH 1,0 mol/L no tubo D. E observou-se.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Inicialmente temos as soluções divididas, cada solução é dividida em duas frações em cada tubo, totalizando quatro tubos, figura 1.
Após ser feita a separação de duas porções de cada solução como mostra na figura 2, foi dividido o lado A e B, o lado A foi introduzido algumas gotas de ácido HCl e no B foi colocado algumas gotas da base de NaOH.
A solução de dicromato, que era laranja passou para a cor amarela, cor característica do cromato. Isso se deu após a adição da base como mostra a figura 3.
A mesma transformação de cor foi observada ao colocarmos o ácido na solução de cromato, logo a solução de cromato que era amarela passou a ser laranja, após a adição do ácido, conforme a figura 4.
Tendo em mente a observação das mudanças de coloração, tanto ao adicionarmos a base quanto o ácido, podemos concluir o efeito da reversibilidade dentro desse sistema, ou seja, vai ocorrer a transformação de dicromato em cromato e vice-versa.
O Princípio de Le Chatelier, pode nos explicar o que ocorre quando adicionamos ácido ou a base nas soluções. Esse princípio pode ser descrito assim:
...