DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM AREIA pelo MÉTODO DE MOHR
Por: amandakuster • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 941 Palavras (4 Páginas) • 446 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL UNA DAS CIÊNCIAS DA PRODUÇÃO, CONSTRUÇÃO E AGROINDÚSTRIA |
DETERMINAÇÃO DE CLORETO EM AREIA pelo MÉTODO DE MOHR
Amanda Kuster dos Santos
Brian Oliveira
Matheus Bertollo
Palhoça-SC
2015
Amanda Küster dos Santos
Brian Oliveira
Matheus Bertollo
determinação de cloreto de areia pelo método de mohr
Relatório de aula prática realizado no laboratório de química e apresentado a UNISUL, como requisito parcial para a obtenção de nota da disciplina de Química Aplicada à Engenharia, do curso Engenharia Ambiental e Sanitária, sob orientação do Prof. Dr. Rachel Faverzani Magnago.
Palhoça-SC
2015
INTRODUÇÃO
Em construções, são comuns os problemas de corrosão causados pela penetração de íons cloretos no concreto armado, e são vários os métodos de prevenção para esses agentes, só que os mesmos podem já estar presentes na composição do concreto, estando na água de amassamento, na brita ou até mesmo na areia utilizada.
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final. Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido à falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, em algumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que deixa de ocorrer a precipitação. Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existência de indicadores gerais.
Assim, nas volumetrias de precipitação, os indicadores utilizados são específicos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base. Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata (AgNO3). São chamados de métodos argentimétricos e são usados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos. Para a determinação do ponto final, podemos utilizar três métodos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans.( VOGEL,1992)
Método de Mohr ou titulação de Mohr é um processo de detecção do ponto de final numa volumetria de precipitação desenvolvido pelo químico Karl Friedrich Mohr. Esse método foi desenvolvido para a determinação de íons de cloreto, brometo e iodeto usando como titulante uma solução padrão de nitrato de prata e como indicador uma solução de cromato de potássio. Com tal método podemos analisar não somente água ionizada, como é o caso do presente trabalho, mas também água do mar, soro fisiológico, entre outros.
OBJETIVO
O presente trabalho teve como objetivo cumprir determinação curricular visando a obtenção de nota na disciplina Química Aplicada à Engenharia. Para isto, planejou-se uma aula prática no laboratório de química da UNISUL, município de Palhoça - SC. Na aula prática o planejamento foi realizado com a presença da professora e dos monitores do laboratório. As atividades tiveram início em 26 de março de 2015 e conclusão em 09 de abril de 2015.
A atividade realizada foi o experimento utilizando areia, água deionizada e cromato de potássio. Com o objetivo específico de determinar qualitativamente a presença de cloreto em areia (ou água) através do método de Mohr. Diagnosticar a qualidade de areia destinada a aplicação e/ou diagnosticar a classe dos corpos de água. Assim, apresentando os resultados obtidos e comparando-os com as normas da ABNT.
MÉTODO
Para tal experimento pesou-se na balança 49,66 kg de areia fina em um erlenmeyer, adicionando 100 ml de água deionizada mantendo a mistura aquecida (~60-70º C). Este aquecimento foi mantido aquecido por 20 minutos e agitado periodicamente. Em seguida filtrou-se a areia com a água em papel de filtro e transferido 25 ml da amostra para outro erlenmeyer, tendo assim duas amostras da mistura filtrada com 25 ml cada. Em cada uma das amostras foram gotejadas cinco gotas de cromato de potássio, como indicador da titulação. Zerou-se uma bureta com AgNO3. Foram anotados os volumes gastos em cada amostra na titulação. Após o experimento foram efetuados os cálculos necessários para a conclusão do experimento.
...